Modelo de Ação de Divórcio Cumulada com Partilha de Bens e Oferta de Alimentos fundamentada no Código Civil Brasileiro
Publicado em: 24/01/2025 CivelProcesso Civil FamiliaAÇÃO DE DIVÓRCIO C.C. PARTILHA DE BENS E OFERTA DE ALIMENTOS
PREÂMBULO
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara de Família da Comarca de ____________.
A. J. dos S., brasileiro, casado, profissão _______, portador do RG nº _______ e inscrito no CPF sob o nº _______, residente e domiciliado na Rua _______, nº _______, Bairro _______, Cidade _______, Estado _______, CEP _______, endereço eletrônico _______, vem, por meio de seu advogado (procuração anexa), com fundamento no CCB/2002, art. 1.571 e seguintes, propor a presente
AÇÃO DE DIVÓRCIO C.C. PARTILHA DE BENS E OFERTA DE ALIMENTOS
em face de M. F. de S. L., brasileira, casada, profissão _______, portadora do RG nº _______ e inscrita no CPF sob o nº _______, residente e domiciliada na Rua _______, nº _______, Bairro _______, Cidade _______, Estado _______, CEP _______, endereço eletrônico _______, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
DOS FATOS
O autor e a ré contraíram matrimônio no dia __/__/____, sob o regime de comunhão parcial de bens, conforme certidão de casamento anexa. Durante a constância do casamento, não houve o nascimento de filhos.
O patrimônio comum do casal limita-se a um único bem imóvel, localizado na Rua _______, nº _______, Bairro _______, Cidade _______, Estado _______, registrado sob a matrícula nº _______ no Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de _______.
A ré, atualmente, enfrenta dificuldades de locomoção, o que limita sua capacidade de prover integralmente seu sustento, embora receba benefício previdenciário. Em razão disso, o autor propõe a oferta de alimentos no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) mensais, a fim de contribuir para o seu sustento.
DO DIREITO
O divórcio é um direito potestativo, conforme disposto no CCB/2002, art. 1.571, que estabelece que o casamento pode ser dissolvido pelo divórcio. Não há necessidade de comprovação de culpa ou de qualquer outro requisito além da manifestação de vontade de uma das partes.
Quanto à partilha de bens, o regime de comunhão parcial de bens, adotado pelo casal, determina que os bens adquiridos onerosamente durante o casamento sejam partilhados em igualdade de condições, conforme o CCB/2002, art. 1.658.
No que tange à oferta de alimentos, o CCB/2002, art. 1.694 estabelece que os alimentos devem ser fixados na proporção das necessidades de quem os pleiteia e dos recursos de quem os presta. No caso em tela, a ré possui necessidades específicas devido à sua dificuldade de locomoção, o que justifica a oferta de alimentos pelo autor.
DO EMBASAMENTO DOUTRINÁRIO
Segundo Maria Helena Diniz, em sua obra "Curso de Direito Civil Brasileiro", o divórcio é um instituto jurídico que visa à dissolução do vínculo conjugal, permitindo que as partes reorganizem suas vidas de forma independente. A autora destaca que o divórcio não exige mais a comprovação de culpa, sendo suficiente a manifestação de vontade de uma das partes.
"'>...