Modelo de Ação de Divórcio Judicial Consensual com Guarda, Alimentos e Regime de Visitas Ajustados
Publicado em: 23/05/2024 Civel FamiliaEXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ª VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE [CIDADE/ESTADO]
Processo nº: [inserir número do processo]
PREÂMBULO
[Nome completo do cônjuge 1], [nacionalidade], [estado civil], [profissão], portador(a) do RG nº [número] e inscrito(a) no CPF sob o nº [número], residente e domiciliado(a) na [endereço completo], e [Nome completo do cônjuge 2], [nacionalidade], [estado civil], [profissão], portador(a) do RG nº [número] e inscrito(a) no CPF sob o nº [número], residente e domiciliado(a) na [endereço completo], vêm, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, por intermédio de seus procuradores, propor a presente:
AÇÃO DE DIVÓRCIO JUDICIAL CONSENSUAL COM ALIMENTOS
com fundamento no art. 226, §6º da Constituição Federal de 1988, nos arts. 731 e seguintes do CPC/2015, e demais dispositivos legais aplicáveis, pelos fatos e fundamentos que passam a expor.
DOS FATOS
Os Requerentes contraíram matrimônio em [data], sob o regime de [especificar regime de bens], conforme certidão de casamento anexa. Da união, nasceu [nome(s) do(s) filho(s)], atualmente com [idade(s)], conforme certidão(ões) de nascimento anexa(s).
O relacionamento conjugal entre os Requerentes deteriorou-se de forma irreversível, sendo insustentável a manutenção do vínculo matrimonial. Ambos concordam com a dissolução do casamento e com a regulamentação das questões relativas à guarda, alimentos e visitas em relação ao(s) filho(s) menor(es).
Os Requerentes, de comum acordo, ajustaram os seguintes termos: [descrever os termos consensuais, como guarda, alimentos, visitas, etc.].
DO DIREITO
A Constituição Federal de 1988, em seu art. 226, §6º, assegura o direito ao divórcio, independentemente de culpa, bastando a manifestação de vontade das partes. O CPC/2015, em seus arts. 731 e seguintes, regula o procedimento de divórcio consensual, permitindo que as partes, de comum acordo, definam as condições para a dissolução do vínculo matrimonial.
Quanto à guarda do(s) filho(s) menor(es), o art. 1.583 do Código Civil estabelece que a guarda compartilhada é a regra, salvo se houver razões que justifiquem a guarda unilateral. No presente caso, os Requerentes acordaram que [descrever o acordo sobre a guarda].
Em relação aos alimentos, o art. 1.694, §1º do Código Civil dispõe que os alimentos devem ser fixados com base no binômio necessidade-possibilidade, de forma a garantir a subsistência digna do alimentado. Os Requerentes ajustaram que ...Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina: