Modelo de Ação de Divórcio Litigioso com Pedido de Guarda Unilateral, Pensão Alimentícia e Regulamentação de Visitas
Publicado em: 12/02/2025 CivelProcesso Civil FamiliaAÇÃO DE DIVÓRCIO C/C GUARDA, ALIMENTOS E REGULAMENTAÇÃO DE VISITAS
PREÂMBULO
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara de Família da Comarca de __________.
A. F. de S., brasileira, estado civil __________, profissão __________, portadora do RG nº __________ e inscrita no CPF sob o nº __________, residente e domiciliada na Rua __________, nº __________, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, endereço eletrônico __________, por intermédio de seu advogado que esta subscreve, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, nos autos da AÇÃO DE DIVÓRCIO C/C GUARDA, ALIMENTOS E REGULAMENTAÇÃO DE VISITAS, em face de C. M. de S., brasileiro, estado civil __________, profissão __________, portador do RG nº __________ e inscrito no CPF sob o nº __________, residente e domiciliado na Rua __________, nº __________, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, endereço eletrônico __________, apresentar suas razões finais, requerendo o julgamento antecipado da lide, pelos fundamentos de fato e de direito a seguir expostos.
DOS FATOS
A requerente ajuizou a presente ação de divórcio cumulada com guarda, alimentos e regulamentação de visitas, pleiteando a dissolução do vínculo matrimonial, a guarda unilateral dos filhos menores, a fixação de alimentos e a regulamentação do direito de visitas do requerido.
Devidamente citado, o requerido não apresentou contestação e não compareceu à audiência designada, razão pela qual foi decretada sua revelia. Em decisão liminar, foi fixado o pagamento de alimentos provisórios no valor correspondente a 30% do salário líquido do requerido, ou, na ausência de vínculo empregatício, 30% do salário mínimo, nos termos do art. 4º da Lei nº 5.478/68.
Não havendo mais provas a serem produzidas, a requerente requer o julgamento antecipado da lide, nos termos do CPC/2015, art. 355, I.
DO DIREITO
A presente ação encontra amparo legal no CPC/2015, art. 319, que regula os requisitos da petição inicial, e no CF/88, art. 226, §6º, que dispõe sobre a dissolubilidade do casamento civil pelo divórcio.
Quanto à guarda unilateral, o CF/88, art. 227, estabelece como princípio fundamental a proteção integral e o melhor interesse da criança e do adolescente. A guarda unilateral deve ser deferida à parte que demonstrar melhores condições de atender às necessidades dos menores, conforme o CCB/2002, art. 1.583, §2º.
Em relação aos alimentos, a fixação do valor deve observar o trinômio necessidade, possibilidade e proporcionalidade, conforme o CCB/2002, art. 1.694, §1º. A decisão liminar que fixou os alimentos provisórios em 30% do salário líquido do requerido está em cons"'>...