Modelo de Pedido de Guarda Unilateral com Fixação de Pensão Alimentícia e Regulamentação de Visitas com Tutela de Urgência
Publicado em: 26/08/2024 FamiliaEXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ª VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE [LOCALIDADE]
[Localidade], [Data]
PREÂMBULO
Autor: Sr. C. E. da S., brasileiro, estado civil [especificar], profissão [especificar], portador do CPF nº [especificar], residente e domiciliado na [endereço completo], endereço eletrônico [e-mail].
Ré: Sra. M. F. de S. L., brasileira, estado civil [especificar], profissão [especificar], portadora do CPF nº [especificar], residente e domiciliada na [endereço completo], endereço eletrônico [e-mail].
Por intermédio de seu advogado, conforme instrumento de mandato anexo, com endereço profissional na [endereço completo], onde receberá intimações, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência propor a presente
AÇÃO DE GUARDA UNILATERAL C/C FIXAÇÃO DE PENSÃO ALIMENTÍCIA E REGULAMENTAÇÃO DE VISITAS
com pedido de tutela de urgência, com fulcro nos artigos 1.583, 1.584 e 1.634 do Código Civil, artigos 300 e 319 do CPC/2015, e demais legislações aplicáveis, em face da Sra. M. F. de S. L., pelos fundamentos de fato e de direito a seguir expostos.
DOS FATOS
O Autor e a Ré mantiveram união estável por aproximadamente [especificar período], da qual nasceu o menor [nome completo da criança], atualmente com 9 (nove) anos de idade.
Após o término da relação, ocorrido em [data], a Ré decidiu deixar o lar conjugal e, de forma consensual, acordou que o menor permaneceria sob os cuidados exclusivos do Autor, que desde então vem exercendo todas as responsabilidades parentais, garantindo o bem-estar, a educação e o sustento da criança.
A Ré, por sua vez, manifestou expressamente que não possui interesse em exercer a guarda do menor, mas concorda em contribuir financeiramente com o sustento do filho, bem como em estabelecer um regime de visitas para manter o vínculo afetivo.
Diante da situação fática consolidada e visando a regularização jurídica da guarda, da pensão alimentícia e do regime de visitas, o Autor busca a tutela jurisdicional para assegurar os direitos do menor e a estabilidade de sua convivência familiar.
DO DIREITO
DA GUARDA UNILATERAL
O Código Civil, em seu artigo 1.584, §2º, dispõe que a guarda unilateral será atribuída ao genitor que demonstrar melhores condições de atender ao princípio do melhor interesse da criança. No caso em tela, o menor já reside exclusivamente com o Autor, que vem suprindo todas as suas necessidades físicas, emocionais e educacionais.
Ademais, a Constituição Federal, em seu artigo 227, estabelece que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, com absoluta prioridade, o direito à convivência familiar e à proteção integral. Tal princípio também é reforçado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), em seu artigo 4º.
Portanto, a concessão da guarda unilateral ao Autor é medida que se impõe, pois atende ao melhor interesse do menor, garantindo-lhe um ambiente estável e seguro para seu pleno desenvolvimento.
DA FIXAÇÃO DE PENSÃO ALIMENTÍCIA
Nos termos do artigo 1.694 do Código Civil, os alimentos devem ser fi"'>...