Modelo de Ação de Indenização por Danos Materiais e Morais - Implante Dentário Mal Sucedido

Publicado em: 15/10/2024 CivelConsumidor
Modelo de petição inicial de ação de indenização por danos materiais e morais decorrentes de tratamento odontológico mal sucedido. O cliente pagou integralmente por um implante dentário que falhou, e atualmente utiliza dentadura, sofrendo constrangimento pelo uso e pelo fato de precisar de produtos para mantê-la aderida. O modelo inclui todos os fundamentos legais e constituição da responsabilidade do fornecedor pelos danos causados.
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE [CIDADE/UF]

AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MATERIAIS E MORAIS

Valor da Causa: R$ [valor do tratamento + danos morais sugeridos]

Autor: [Nome do Autor], [estado civil], [profissão], inscrito no CPF sob o n.º [informar], RG n.º [informar], residente e domiciliado na Rua [endereço completo], CEP [informar], e-mail: [email do autor]

Réu: [Nome do Dentista ou Clínica], pessoa jurídica inscrita no CNPJ sob o nº [informar], com sede na Rua [endereço completo], CEP [informar], e-mail: [email do réu]

I - DOS FATOS

O Autor celebrou contrato com o Réu, em [data], para a realização de tratamento odontológico, visando implante dentário, tendo pago o valor integral do procedimento no montante de R$ [valor do pagamento]. O tratamento, que compreendia etapas cirúrgicas e próteses definitivas, foi concluído em [data]. Contudo, passado pouco tempo da conclusão do tratamento, houve a perda total dos implantes, levando o Autor a utilizar uma dentadura como substituição, ao invés dos implantes definitivos inicialmente prometidos.

Além do resultado insatisfatório do tratamento, o Autor foi constrangido a utilizar diariamente uma prótese removível, causando grande desconforto e necessidade de uso constante de produtos adesivos para garantir a fixação da dentadura. A situação tem lhe causado constrangimentos e prejuízos emocionais, afetando sua autoestima e convívio social.

Diante do insucesso do tratamento, o Réu sugeriu um novo procedimento, que teria o mesmo custo total do valor já pago pelo Autor, não apresentando qualquer forma de compensar os prejuízos sofridos.

II - DO DIREITO

2.1. Da Responsabilidade Civil do Réu

A relação estabelecida entre o Autor e o Réu é de consumo, regida pelo CDC, Lei 8.078/1990. O Réu, na qualidade de fornecedor de serviços, tem responsabilidade objetiva pelos danos causados ao consumidor, conforme previsto no CDC, art. 14. No presente caso, restou demonstrado o vínculo contratual e o inadimplemento do Réu ao não proporcionar o resultado esperado, que era a implantação dentária.

2.2. Dos Danos Materiais

Os danos materiais decorrem do valor já pago pelo Autor para o t"'>...

Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Legislação e Jurisprudência sobre o tema
Informações complementares

NARRATIVA DE FATO E DIREITO

O Autor celebrou contrato de tratamento odontológico com o Réu, visando à realização de implantes dentários. Efetuou o pagamento integral do tratamento, confiando na competência do profissional e na promessa de um resultado definitivo e satisfatório. Contudo, após a realização do tratamento, os implantes falharam, obrigando o Autor a utilizar uma dentadura, que causa desconforto e constrangimento diários. O Réu, além de não se responsabilizar pela falha, sugeriu a realização de um novo procedimento, cobrando o mesmo valor já pago.

Diante disso, a presente ação busca a reparação pelos danos materiais e morais causados ao Autor, fundamentada no CDC, que estabelece a responsabilidade do fornecedor por danos decorrentes de defeitos na prestação de serviço.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O modelo de Ação de Indenização por Danos Materiais e Morais aqui apresentado visa assegurar ao consumidor lesado seus direitos fundamentais diante de um serviço mal prestado, fundamentando-se na responsabilidade objetiva do fornecedor. O intuito é garantir que o Autor seja devidamente ressarcido pelos danos sofridos e tenha sua dignidade respeitada. Caso tenha dúvidas ou necessite de alterações, estarei à disposição.



TÍTULO:
MODELO DE PETIÇÃO INICIAL DE AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MATERIAIS E MORAIS DECORRENTES DE TRATAMENTO ODONTOLÓGICO MAL SUCEDIDO


1. Introdução

O presente modelo de petição inicial tem por objetivo pleitear a indenização por danos materiais e morais decorrentes de um tratamento odontológico mal sucedido. O cliente, após pagar integralmente por um implante dentário que falhou, atualmente utiliza dentadura, sofrendo constrangimento pelo uso, além de ter que utilizar produtos adicionais para garantir sua aderência. A ação fundamenta-se na responsabilidade civil do fornecedor pelo serviço inadequado e nos direitos do consumidor protegidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Legislação:

CDC, art. 14 – Trata da responsabilidade objetiva do fornecedor de serviços pelos danos causados ao consumidor por defeitos relativos à prestação de serviços.

CCB/2002, art. 927 – Prevê a obrigação de reparar o dano causado à vítima.

Jurisprudência:

Responsabilidade do odontólogo

Tratamento odontológico mal sucedido

Indenização por danos morais


2. Indenização por Danos Morais

A utilização de uma dentadura em decorrência de falha no implante dentário gera constrangimento e abalo psicológico para o cliente, caracterizando o dano moral. O consumidor foi lesado em sua integridade, sendo obrigado a suportar a humilhação de utilizar um acessório não desejado, que impacta sua autoestima e o convívio social, o que justifica o pedido de compensação financeira pelos danos morais sofridos.

Legislação:

CDC, art. 6º, VI – Garante a reparação dos danos morais ao consumidor.

CCB/2002, art. 186 – Dispõe sobre a obrigação de reparação do dano moral em caso de ato ilícito.

Jurisprudência:

Dano moral pela utilização de dentadura

Tratamento odontológico falhado

Abalo psicológico


3. Implante Dentário

O implante dentário contratado visava substituir a dentição natural com uma solução definitiva. Contudo, o fracasso na execução desse serviço, devido à má execução do procedimento, resultou na necessidade do cliente utilizar uma dentadura temporária de forma permanente, contrariando a expectativa contratual. Este tipo de falha configura defeito na prestação de serviço, nos termos do CDC.

Legislação:

CDC, art. 20 – Estabelece o direito do consumidor de exigir a reparação, reexecução ou abatimento do preço no caso de defeitos de serviços.

CCB/2002, art. 927 – Prevê a responsabilidade pela reparação dos danos causados pela prestação de serviços inadequados.

Jurisprudência:

Falha em implante dentário

Prestação defeituosa de serviços

Indenização por danos materiais em implantes


4. Responsabilidade Civil

A responsabilidade civil do fornecedor de serviços odontológicos é de natureza objetiva, ou seja, independe da comprovação de culpa, bastando a demonstração do dano sofrido e do nexo causal com a conduta do fornecedor. O CDC, art. 14 estabelece que o prestador de serviços responde por quaisquer defeitos na prestação de serviço que causem danos ao consumidor.

Legislação:

CDC, art. 14 – Dispõe sobre a responsabilidade do fornecedor de serviços por danos causados ao consumidor.

CCB/2002, art. 927 – Estabelece a responsabilidade civil pelo dano causado.

Jurisprudência:

Responsabilidade objetiva

Responsabilidade na prestação de serviços

Defeito no serviço odontológico


5. Direito do Consumidor

O cliente, na condição de consumidor, possui proteção garantida pelo Código de Defesa do Consumidor. No presente caso, houve vício na prestação do serviço, pois o implante dentário não atendeu às expectativas legítimas, gerando a frustração de expectativas e o uso forçado de uma solução temporária. O consumidor tem o direito à reparação integral pelos danos materiais e morais decorrentes da falha do prestador de serviços.

Legislação:

CDC, art. 6º, VI – Garante a reparação integral por danos materiais e morais causados ao consumidor.

CDC, art. 20 – Estabelece os direitos do consumidor em caso de vício na prestação de serviços.

Jurisprudência:

Danos materiais ao consumidor

Vício na prestação de serviços

Reparação de danos no CDC


6. Dano Material

Os danos materiais envolvem todos os gastos adicionais que o cliente teve de suportar para contornar a falha no tratamento odontológico, incluindo despesas com produtos para fixação da dentadura e consultas médicas para tentar solucionar o problema. Tais despesas estão diretamente relacionadas à prestação inadequada do serviço contratado e devem ser ressarcidas integralmente.

Legislação:

CCB/2002, art. 402 – Dispõe que as perdas e danos devidas ao lesado abrangem o que ele efetivamente perdeu e o que razoavelmente deixou de lucrar.

CDC, art. 6º – Garante ao consumidor a reparação por danos materiais.

Jurisprudência:

Danos materiais ao consumidor

Reparação de danos materiais

Gastos adicionais com tratamento odontológico


7. Falha de Serviço

A falha na prestação de serviços é configurada quando o serviço não atinge o resultado esperado, sendo essa falha passível de reparação pelos danos causados. No caso de um implante dentário mal executado, o fornecedor do serviço é responsável por todos os efeitos negativos decorrentes do tratamento inadequado, conforme previsto pelo CDC, art. 14.

Legislação:

CDC, art. 14 – Define a responsabilidade do fornecedor de serviços por falhas que causem danos ao consumidor.

CCB/2002, art. 927 – Estabelece a responsabilidade civil pelos danos causados.

Jurisprudência:

Falha na prestação de serviço

Responsabilidade do fornecedor por falhas

Implante dentário mal sucedido


8. Considerações Finais

A petição inicial de ação de indenização por danos materiais e morais decorrentes de tratamento odontológico mal sucedido deve ser pautada na proteção conferida ao consumidor pelo Código de Defesa do Consumidor e na responsabilidade objetiva do fornecedor de serviços. É essencial demonstrar o nexo causal entre o defeito na prestação do serviço e os danos sofridos pelo consumidor, assegurando assim o direito à reparação integral.


 


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Modelo de Contrato de Resolução Amigável entre Consumidor e Fornecedor em Caso de Descumprimento de Contrato

Modelo de Contrato de Resolução Amigável entre Consumidor e Fornecedor em Caso de Descumprimento de Contrato

Publicado em: 10/12/2023 CivelConsumidor

Modelo de contrato HTML elaborado para formalizar uma resolução amigável entre um consumidor e os fornecedores envolvidos (AMIL e clínica conveniada), visando o ressarcimento de valores pagos e indenização por danos causados devido a falhas no cumprimento de obrigações contratuais. O documento apresenta cláusulas que definem as responsabilidades das partes, com base no Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990), no Código Civil (arts. 421 e 422) e na Constituição Federal (art. 5º, inc. XXXII), destacando os princípios da boa-fé e da função social do contrato.

Acessar

Modelo de Ação Declaratória Cumulada com Indenização por Danos Materiais e Morais

Modelo de Ação Declaratória Cumulada com Indenização por Danos Materiais e Morais

Publicado em: 11/11/2024 CivelConsumidor

Modelo de petição inicial para ação declaratória cumulada com pedido de indenização por danos materiais e morais, em razão de defeito em veículo adquirido pelo Requerente. A peça fundamenta o direito do consumidor à substituição do produto e à reparação dos prejuízos causados pela falha na prestação dos serviços de garantia, com base no Código de Defesa do Consumidor.

Acessar

Modelo de Ação Ordinária de Devolução de Valores e Indenização por Danos Morais contra Plano de Saúde por Negativa de Reembolso de Materiais Médicos Essenciais

Modelo de Ação Ordinária de Devolução de Valores e Indenização por Danos Morais contra Plano de Saúde por Negativa de Reembolso de Materiais Médicos Essenciais

Publicado em: 29/11/2024 CivelConsumidor

Ação judicial movida por M. E. G. em face de Bradesco Saúde S.A. objetivando a devolução de valores pagos referentes a materiais médicos essenciais utilizados durante internação de sua mãe e que tiveram reembolso negado pelo plano de saúde. A autora também pleiteia indenização por danos morais, fundamentando-se na violação do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e em jurisprudências que reconhecem a abusividade de cláusulas contratuais que excluem a cobertura de tratamentos essenciais. A petição descreve os fatos, os prejuízos financeiros e emocionais sofridos, além de apresentar pedidos de condenação à ré ao pagamento dos valores devidos e reparação moral.

Acessar

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 29,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 39,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 39,96 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 119,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 32,48 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 194,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 24,90 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 349,90

Parcele em até 6x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.