Modelo de Ação de Investigação de Paternidade Post Mortem Cumulada com Petição de Herança: Reconhecimento de Paternidade e Direitos Sucessórios
Publicado em: 05/12/2023 FamiliaAÇÃO DE INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE POST MORTEM CUMULADA COM PETIÇÃO DE HERANÇA
PREÂMBULO
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara de Família e Sucessões da Comarca de ____________.
A. B. C., brasileiro(a), estado civil __________, profissão __________, portador(a) do CPF nº __________ e RG nº __________, residente e domiciliado(a) na Rua __________, nº ___, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, endereço eletrônico __________, e D. E. F., brasileiro(a), estado civil __________, profissão __________, portador(a) do CPF nº __________ e RG nº __________, residente e domiciliado(a) na Rua __________, nº ___, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, endereço eletrônico __________, por seus advogados que esta subscrevem, vêm, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento nos artigos 319 e 327 do CPC/2015, bem como nos artigos 1.606 e 1.784 do CCB/2002, propor a presente:
AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE POST MORTEM CUMULADA COM PETIÇÃO DE HERANÇA
em face do espólio de G. H. I., representado por seu inventariante, residente e domiciliado na Rua __________, nº ___, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
DOS FATOS
Os autores são filhos de J. K. L., falecido em ___/___/____, que, por sua vez, era filho adotivo de G. H. I., também falecido em ___/___/____.
Os autores buscam o reconhecimento da paternidade post mortem de G. H. I. em relação a J. K. L., com o objetivo de assegurar os direitos sucessórios decorrentes dessa relação, tendo em vista que o falecido pai adotivo possuía bens que não foram incluídos na partilha realizada em seu inventário.
Os autores, na qualidade de herdeiros de J. K. L., possuem legítimo interesse em promover a presente ação, tanto para o reconhecimento da paternidade quanto para a inclusão de seus direitos na herança deixada por G. H. I..
DO DIREITO
A presente ação encontra amparo no artigo 1.606 do CCB/2002, que estabelece que a ação de prova de filiação compete ao filho, enquanto viver, passando aos herdeiros em caso de falecimento. Ademais, o artigo 1.784 do CCB/2002 consagra o princípio da saisine, pelo qual a herança transmite-se automaticamente aos herdeiros no momento da morte.
O reconhecimento da paternidade post mortem é plenamente admissível no ordenamento jurídico brasileiro, sendo um direito personalíssimo e imprescritível, conforme entendimento consolidado pela jurisprudência. Tal reconhecimento é essencial para que os autores possam exercer seus direitos sucessórios, conforme previsto no artigo 1.829 do CCB/2002.
Além disso, a cumulação de pedidos de investigação de paternidade e petição de herança é plenamente possível, nos termos do artigo 327 do CPC/2015, desde que ha"'>...