Modelo de Ação de Obrigação de Fazer Contra Plano de Saúde com Pedido de Indenização por Danos Morais em Razão de Recusa de Cobertura Cirúrgica para Tratamento de Adenoma Hipofisário
Publicado em: 16/11/2023 CivelConsumidorEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE ___
Autor: [Nome completo do autor, qualificação completa, CPF, endereço eletrônico e endereço residencial]
Réu: [Nome completo do plano de saúde, qualificação completa, CNPJ, endereço eletrônico e endereço da sede]
PREÂMBULO
[Nome do autor], já qualificado, por meio de seu advogado, com endereço profissional indicado no rodapé desta petição, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência propor a presente:
AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER CUMULADA COM INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS
Em face de [Nome do plano de saúde], pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
DOS FATOS
O autor é segurado do plano de saúde réu e, ao final de 2021, início de 2022, foi diagnosticado com adenoma hipofisário, um tumor benigno localizado na glândula hipófise, após exames realizados para investigar um quadro de zumbido (tinnitus).
Tal condição tem causado impacto significativo na qualidade de vida do autor, uma vez que o crescimento do tumor exerce pressão sobre a glândula hipófise, afetando os níveis hormonais e comprometendo a saúde geral. O autor apresenta níveis elevados de prolactina, redução de testosterona, cefaleia, diminuição da libido e perda parcial da visão devido à compressão dos nervos ópticos.
Diante da gravidade do quadro, o médico especialista que acompanha o autor recomendou a realização de procedimento cirúrgico para a remoção do tumor. Contudo, o plano de saúde réu negou a cobertura integral do procedimento, mesmo diante da urgência e da necessidade médica comprovada.
Após a negativa inicial, o autor buscou a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que, em um primeiro momento, endossou a atuação do plano de saúde. Posteriormente, diante do agravamento do quadro clínico, foi realizado novo pedido de cirurgia, que também foi parcialmente deferido pelo réu. A nova reclamação feita à ANS permanece sem decisão definitiva.
Até o momento, o autor não conseguiu realizar o procedimento cirúrgico necessário, o que tem agravado sua condição de saúde, comprometendo sua qualidade de vida e colocando em risco sua integridade física.
DO DIREITO
A negativa de cobertura do procedimento cirúrgico pelo plano de saúde réu é manifestamente abusiva, violando os direitos do consumidor previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC), especialmente os artigos 6º, inciso I, e 51, inciso IV, que garantem a proteção da saúde e vedam cláusulas contratuais que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada.
O adenoma hipofisário é uma condição grave que exige tratamento especializado e urgente. A recusa do plano de saúde em custear a cirurgia recomendada pelo médico assistente do autor contraria o princípio da boa-fé objetiva (CCB/2002, art. 422) "'>...