Modelo de Ação de Regresso para Ressarcimento de Dívida Solidária em Condenação Trabalhista
Publicado em: 12/07/2024 Civel TrabalhistaAÇÃO DE REGRESSO
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE [CIDADE/ESTADO]
A. J. dos S., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº [número], com sede na [endereço completo], neste ato representada por seu procurador infra-assinado, com endereço profissional na [endereço do advogado], onde recebe intimações e notificações, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fulcro nos artigos 283 e 934 do Código Civil (CCB/2002), propor a presente
AÇÃO DE REGRESSO
em face de Sindicato dos Trabalhadores de [categoria], pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº [número], com sede na [endereço completo], pelos fatos e fundamentos jurídicos a seguir expostos.
PREÂMBULO
A presente demanda tem como objetivo o ressarcimento de 50% do valor pago pela Autora em decorrência de condenação solidária em ação trabalhista, cujo pagamento foi integralmente suportado pela Autora, cabendo à Ré, na qualidade de coobrigada solidária, arcar com sua quota-parte da dívida.
DOS FATOS
A Autora e a Ré foram condenadas solidariamente em ação trabalhista movida por ex-empregado da Autora, conforme sentença proferida nos autos do processo nº [número do processo trabalhista], em trâmite perante a ___ Vara do Trabalho de [cidade/estado].
Em cumprimento à referida condenação, a Autora efetuou o pagamento integral do valor devido, no montante de R$ [valor], em [data do pagamento], conforme comprovantes anexos. Contudo, a responsabilidade solidária reconhecida pela Justiça do Trabalho determina que ambas as partes condenadas respondam pela dívida, sendo que, nos termos do artigo 283 do CCB/2002, a Autora possui o direito de regresso contra a Ré para reaver 50% do valor pago.
Apesar de diversas tentativas de solução amigável, a Ré recusou-se a ressarcir a Autora, tornando necessária a presente demanda judicial.
DO DIREITO
A presente ação encontra fundamento no artigo 283 do Código Civil (CCB/2002), que dispõe:
"O devedor que satisfez a dívida por inteiro poderá exigir dos coobrigados a sua quota-parte na obrigação."
A solidariedade reconhecida na ação trabalhista não exime a Ré de sua responsabilidade de arcar com sua quota-parte da dívida. O pagamento integral pela Autora não implica renúncia ao direito de regresso, mas sim o cumprimento de sua obrigação solidária, cabendo agora à Ré ressarcir 50% do valor pago.
Ademais, o artigo 934 do CCB/2002 reforça o direito de regresso da Autora, ao prever que aquele que ressarcir o dano causado por outrem poderá reaver o "'>...