Modelo de Ação de Repetição de Indébito por Sentença Anulatória de Débito de IRPF
Publicado em: 01/07/2024 TributárioEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA __ VARA DE EXECUÇÕES FISCAIS DE SÃO PAULO – SP.
AUTOR: LGMDEP, brasileiro, casado, advogado, inscrito na OAB/SP sob nº [número da OAB], portador do RG nº [número da RG] e do CPF nº [número do CPF], domiciliado na [endereço completo].
RÉ: UNIÃO FEDERAL, pessoa jurídica de direito público interno, com endereço para citação na [endereço completo].
I - DOS FATOS
-
O Autor, em sua Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) do ano de 1998 (ano-base 1997), apresentou cálculo de restituição no valor de R$ 2.632,18.
-
A Receita Federal, ao analisar a declaração, considerou que o valor do "Prêmio Aposentadoria" deveria ser tributado e que os valores deduzidos a título de pensão alimentícia não estavam corretos, pois a beneficiada não declarou o tributo.
-
O Autor apresentou defesa, resultando em decisão da Delegacia da Receita Federal do Brasil de Julgamento de Santa Maria (RS), reconhecendo que o prêmio de aposentadoria tem caráter indenizatório e não se sujeita à tributação, e que as pensões judiciais poderiam ser deduzidas.
-
Apesar disso, a Receita Federal realizou nova apuração, mantendo um valor de imposto a recolher de R$ 4.043,81.
-
O Autor recorreu, mas a decisão administrativa manteve a exigência tributária.
II - DO DIREITO
-
Prescrição Intercorrente:
- Conforme o art. 150 do Código Tributário Nacional (CTN), o lançamento por homologação ocorre em "'>...
Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:
- Conforme o art. 150 do Código Tributário Nacional (CTN), o lançamento por homologação ocorre em "'>...