Modelo de Ação de Reparação por Danos Materiais e Morais Decorrentes de Abuso de Confiança no Exercício da Advocacia
Publicado em: 01/05/2024 CivelPEÇA PROCESSUAL
PREÂMBULO
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara Cível da Comarca de _____________,
Autor: A. J. dos S., brasileiro, estado civil, profissão, portador do CPF nº _____________, residente e domiciliado na Rua _____________, nº ___, Bairro _____________, Cidade _____________, Estado _____________, endereço eletrônico _____________.
Réu: C. E. da S., brasileiro, estado civil, advogado, portador do CPF nº _____________, residente e domiciliado na Rua _____________, nº ___, Bairro _____________, Cidade _____________, Estado _____________, endereço eletrônico _____________.
Valor da Causa: R$ _____________
DOS FATOS
O autor contratou os serviços advocatícios do réu para a defesa de seus interesses em processo judicial relacionado à disputa de bens de herança. O réu, no entanto, ao invés de atuar de maneira diligente e ética, passou a adotar condutas que indicam a intenção de se apropriar dos bens objeto da disputa, em flagrante desvio de finalidade e abuso de confiança.
Tal comportamento configura não apenas uma violação dos deveres éticos e profissionais do advogado, mas também um ato ilícito que gera responsabilidade civil, nos termos do CCB/2002, art. 186 e art. 927. A conduta do réu causou ao autor prejuízos materiais e morais, que devem ser devidamente reparados.
DO DIREITO
A relação entre advogado e cliente é regida por princípios fundamentais como a boa-fé, a confiança e a lealdade, sendo dever do advogado atuar com diligência e ética, conforme estabelece o Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei 8.906/1994, art. 2º e art. 33).
No caso em tela, o réu violou tais princípios ao adotar condutas que demonstram a intenção de se apropriar dos bens do autor, configurando abuso de direito e ato ilícito, nos termos do CCB/2002, art. 187 e art. 927. Além disso, o CPC/2015, art. 139, III, confere ao juiz o poder de prevenir e reprimir atos contrários à dignidade da justiça, o que inclui práticas abusivas por parte de advogados.
A conduta do réu também afronta o princípio da dignidade da pessoa humana (CF/88, art. 1º, III) e o direito à reparação integral dos danos causados (CF/88, art. 5º, V e X). "'>...