Modelo de Ação de Responsabilidade Civil Contra Advogado por Apropriação Indébita
Publicado em: 01/05/2024 CivelEXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA [número] VARA CÍVEL DA COMARCA DE [nome da cidade e estado].
Processo nº [inserir número se aplicável]
[Nome completo do Autor], [Nacionalidade], [Estado Civil], [Profissão], portador da cédula de identidade RG nº [número] e inscrito no CPF sob o nº [número], residente e domiciliado à [Endereço completo], por seu advogado que esta subscreve (procuração anexa - doc. 01), com escritório profissional situado à [Endereço do escritório], onde recebe notificações e intimações, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fulcro nos artigos 186 e 927 do Código Civil, propor
AÇÃO DE RESPONSABILIDADE CIVIL POR DANOS MORAIS E MATERIAIS
contra [Nome completo do Advogado Réu], advogado, inscrito na OAB/[Estado] sob o nº [número], com escritório profissional situado à [Endereço do escritório do réu], pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos:
FATOS
-
Contratação e Conduta: O Autor contratou os serviços do Réu para a defesa de seus interesses em [descrever brevemente o caso original, ex.: disputa de propriedade, divórcio, etc.]. Durante o andamento do processo, tornou-se evidente que o Réu tinha a intenção de apropriar-se dos bens em disputa, contrariando os interesses de seu cliente e agindo de forma contrária à ética profissional.
-
Prejuízos: Em decorrência das ações do Réu, o Autor sofreu prejuízos materiais significativos, além de danos morais, pela traição da confiança depositada em seu advogado.