Modelo de Ação de Retificação de Partilha com Pedido de Declaração de Nulidade de Negócio Jurídico por Vícios e Má-Fé
Publicado em: 04/02/2025 Civel Familia SucessãoEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE __________
Processo nº: __________
Requerente: R. P. dos S.
Requeridos: F. D. F. F. D. e S. F. da S. F.
PREÂMBULO
R. P. dos S., brasileira, estado civil, profissão, portadora do CPF nº __________ e RG nº __________, residente e domiciliada na Rua __________, nº __________, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, CEP __________, endereço eletrônico __________, por intermédio de seu advogado que esta subscreve, com endereço profissional na Rua __________, nº __________, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, CEP __________, endereço eletrônico __________, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência propor a presente:
AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE PARTILHA
com fundamento nos artigos 104, 166, 167 e 168 do Código Civil de 2002 (CCB/2002), bem como nos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da proteção à herança (CF/88, art. 5º, XXX), contra F. D. F. F. D. e S. F. da S. F., ambos qualificados nos autos, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:
DOS FATOS
Em 08/07/2008, a Sra. L. M. de S., representada por sua advogada Dra. V. N. S., ajuizou ação de inventário e partilha (NPU 360-33.2008.8.17.0380) referente aos bens deixados por P. J. dos S., falecido em 25/08/2003, e M. de J. C. S., falecida em 08/09/1988. Os falecidos deixaram dois filhos: M. M. P. dos S., falecida em 18/11/1996, e L. P. dos S., interditado em 2007 e representado por sua curadora, a Sra. L. M. de S.
Em sentença datada de 08/10/2014, o juízo homologou a partilha, atribuindo 50% dos bens a cada herdeiro necessário: R. P. dos S. e L. P. dos S. Contudo, ambos cederam seus direitos hereditários, a título oneroso, aos Srs. F. D. F. F. D. e S. F. da S. F., esposo e cunhado da advogada do inventário e da curatela de L. P. dos S. Este último faleceu em 26/01/2021, deixando como única herdeira a requerente, R. P. dos S.
Os atos questionados apresentam nulidades absolutas, conforme os artigos 166 e 167 do CCB/2002, sendo imprescindível a intervenção judicial para resguardar os direitos hereditários da autora, especialmente diante da má-fé evidente na condução do inventário e da partilha.
DO DIREITO
Conforme o CCB/2002, art. 104, a validade do negócio jurídico exige: (i) agente capaz; (ii) objeto lícito, possível, determinado ou determinável; e (iii) forma prescrita ou não defesa em lei. No caso em tela, a partilha homologada não preenche tais requisitos, sendo nula de pleno direito, nos termos dos artigos 166 e 167 do CCB/2002.
Ademais, o CCB/2002, art. 168, estabelece que as nulidades absolutas podem ser alegadas por qualquer interessado ou pelo Ministério Público, quando couber sua intervenção, sendo imprescritíveis. Assim, a requerente, como única herdeira de L. P. dos S., possui legitimidade para pleitear a retificação da partilha e a transmissão dos bens aos herdeiros legítimos.
Os princípios da boa-fé objetiva e da prote�"'>...