Modelo de Ação de Usucapião de Bem Móvel: Pedido de Reconhecimento Judicial de Propriedade por Posse Pacífica e Ininterrupta
Publicado em: 30/07/2023 CivelAÇÃO DE USUCAPIÃO DE BEM MÓVEL
PREÂMBULO
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara Cível da Comarca de ____________.
(Nome completo do autor), (estado civil), (profissão), portador do CPF nº __________ e RG nº __________, residente e domiciliado à (endereço completo), endereço eletrônico __________, por intermédio de seu advogado que esta subscreve (instrumento de mandato anexo), com escritório profissional situado à (endereço completo), vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência propor a presente:
AÇÃO DE USUCAPIÃO DE BEM MÓVEL
com fundamento nos artigos 1.261 e seguintes do Código Civil, bem como nos artigos 319 e seguintes do CPC/2015, em face de:
(Nome completo do réu, se houver), (estado civil), (profissão), portador do CPF nº __________ e RG nº __________, residente e domiciliado à (endereço completo), endereço eletrônico __________, pelos fatos e fundamentos jurídicos a seguir expostos.
DOS FATOS
O Autor encontra-se na posse mansa, pacífica e ininterrupta do bem móvel descrito a seguir há mais de ___ anos, sem qualquer oposição de terceiros. Trata-se de um veículo (marca, modelo, ano, cor, placa e demais características identificadoras), adquirido de boa-fé em (data), mediante contrato verbal de compra e venda, cuja tradição foi realizada na mesma data.
Contudo, em razão de dificuldades administrativas e ausência de regularização documental junto ao órgão competente (Detran), o Autor não conseguiu transferir a propriedade do bem para seu nome, encontrando-se, até o momento, impossibilitado de exercer plenamente os direitos inerentes à propriedade.
Durante todo o período de posse, o Autor zelou pelo bem, arcando com os custos de manutenção, impostos e taxas, demonstrando, assim, o ânimo de dono.
DO DIREITO
Nos termos do CCB/2002, art. 1.261, a usucapião de bens móveis é possível quando o possuidor exerce a posse contínua, mansa e pacífica, com ânimo de dono, pelo prazo de três anos, se de boa-fé, ou cinco anos, independentemente de boa-fé.
No caso em tela, o Autor preenche todos os requisitos legais para o reconhecimento da usucapião, uma vez que exerce a posse do bem móvel em questão há mais de ___ anos, de forma ininterrupta, sem oposição de terceiros e com ânimo de dono.
Ademais, o CPC/2015, art. 319, estabelece que a petição inicial deve conter os fatos e fundamentos jurídicos do pedido, o que foi devidamente cumprido na presente ação.
O reconhecimento judi"'>...