Modelo de Ação Declaratória de Direito Previdenciário: Reconhecimento de Benefício Previdenciário Indeferido pelo INSS
Publicado em: 10/03/2025 Processo CivilPEÇA PROCESSUAL - DIREITO PREVIDENCIÁRIO
PREÂMBULO
Excelentíssimo(a) Senhor(a) Doutor(a) Juiz(a) de Direito da ___ Vara Federal da Subseção Judiciária de ___ (inserir localidade).
Nome completo do(a) requerente: A. J. dos S., estado civil, profissão, portador(a) do CPF nº ___, residente e domiciliado(a) na Rua ___, nº ___, Bairro ___, Cidade ___, Estado ___, endereço eletrônico ___, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado, com fundamento no art. 319 do CPC/2015, propor a presente:
AÇÃO DECLARATÓRIA DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Em face do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), autarquia federal, com sede na Rua ___, nº ___, Bairro ___, Cidade ___, Estado ___, endereço eletrônico ___, pelos fundamentos de fato e de direito a seguir expostos.
DOS FATOS
O(a) requerente é segurado(a) do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), tendo contribuído regularmente ao longo de sua vida laboral. Contudo, ao requerer o benefício previdenciário de ___ (indicar o benefício), teve seu pedido indeferido pelo INSS sob a alegação de ___ (descrever a justificativa do indeferimento).
Tal negativa, entretanto, contraria os princípios e normas do Direito Previdenciário, bem como a legislação aplicável, conforme será demonstrado a seguir.
DO DIREITO
CONCEITO E OBJETO DE ESTUDO DO DIREITO PREVIDENCIÁRIO
O Direito Previdenciário é um ramo do Direito Público que visa disciplinar as relações jurídicas entre o Estado e os segurados, no âmbito da Previdência Social. Conforme o art. 6º da CF/88, a Previdência Social é um direito social fundamental, integrante do sistema de seguridade social.
Trata-se de um conjunto de normas que concretizam o direito constitucional à proteção social, garantindo aos trabalhadores e seus dependentes a subsistência em situações de necessidade, como doença, invalidez, idade avançada, entre outras.
PRINCÍPIOS QUE REGEM O DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Os princípios que norteiam o Direito Previdenciário estão previstos no art. 194 da CF/88, destacando-se:
- Universalidade da cobertura e do atendimento: Todos têm direito à proteção previdenciária.
- Uniformidade e equivalência: Tratamento igualitário entre trabalhadores urbanos e rurais.
- Seletividade e distributividade: Benefícios destinados a quem realmente necessita.
- Irredutibilidade: Garantia de manutenção do valor nominal dos benefícios.
- Equid"'>...
Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina: