Modelo de Ação Declaratória de Inexigibilidade de Débito com Pedido de Repetição de Indébito contra Claro S/A com Fundamento no Código de Defesa do Consumidor
Publicado em: 20/08/2024 CivelProcesso CivilConsumidorAÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXIGIBILIDADE DE DÉBITO C/C REPETIÇÃO DE INDÉBITO
EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE [LOCALIDADE]
[NOME COMPLETO DA PARTE AUTORA], brasileira, estado civil [especificar], profissão [especificar], inscrita no CPF sob o nº [número], residente e domiciliada na [endereço completo], endereço eletrônico [e-mail], por intermédio de seu advogado que esta subscreve, com endereço profissional na [endereço do advogado], vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, propor a presente
AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXIGIBILIDADE DE DÉBITO C/C REPETIÇÃO DE INDÉBITO
em face de CLARO S/A, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº [número], com sede na [endereço completo], endereço eletrônico [e-mail], pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:
PREÂMBULO
A presente ação tem como objetivo a declaração de inexigibilidade de débito referente à cobrança indevida de "Linha Dependente" lançada nas faturas de serviço móvel da parte autora, bem como a repetição de indébito em dobro, conforme previsão legal e jurisprudencial.
DOS FATOS
A parte autora contratou os serviços de telefonia móvel da ré, solicitando a cobrança por débito automático e o envio das faturas para seu e-mail. Contudo, ao buscar informações sobre os serviços cobrados, foi surpreendida com a inclusão de uma "Linha Dependente", serviço que jamais foi solicitado.
Após identificar a cobrança indevida, a autora entrou em contato com a ré para solicitar o cancelamento da referida cobrança e a devolução dos valores pagos. Apesar disso, a ré não tomou as providências necessárias, obrigando a autora a comparecer a uma loja física para obter maiores informações e cópias das faturas.
Tal conduta caracteriza prática abusiva, configurando venda casada, vedada pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC, art. 39, I), além de violar o direito básico do consumidor à informação clara e adequada (CDC, art. 6º, III).
DO DIREITO
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) assegura aos consumidores a proteção contra práticas abusivas e a reparação de danos causados por cobranças indevidas. No caso em tela, a cobrança da "Linha Dependente" caracteriza prática abusiva, conforme o CDC, art. 39, I, que veda a venda casada.
Ademais, o CDC, art. 42, parágrafo único, prevê que o consumidor cobrado indevidamente tem direito à repetição do indébito em dobro, salvo hipótese de engano justificável, o"'>...