Modelo de Ação Declaratória de Inexistência de Débito e Indenização por Danos Morais com Pedido de Tutela de Urgência Contra Inscrição Indevida e Cobrança Abusiva

Publicado em: 27/04/2024 Consumidor
Propositura de ação judicial apresentada por consumidor contra empresa privada, visando à declaração de inexistência de débito e à exclusão de inscrição indevida no cadastro de inadimplentes da plataforma "Serasa Limpa Nome", além da condenação por danos morais e a declaração de inexigibilidade de cobrança abusiva de valores relacionados à recuperação de consumo de energia elétrica. Fundamentada no Código de Defesa do Consumidor, Código Civil e Constituição Federal, a ação pleiteia tutela de urgência e reparação pelos prejuízos financeiros e morais sofridos.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE [LOCALIDADE]

[NOME COMPLETO DO AUTOR], já qualificado nos autos, por intermédio de seu advogado, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, propor a presente

AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO C/C INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS

com pedido de tutela de urgência

em face de [NOME COMPLETO DO RÉU], pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº [NÚMERO], com sede na [ENDEREÇO COMPLETO], pelos fatos e fundamentos jurídicos a seguir expostos.

PREÂMBULO

O presente feito versa sobre a inscrição indevida do nome do Autor no cadastro de inadimplentes da plataforma "Serasa Limpa Nome", bem como sobre a cobrança abusiva e ilegal de valores relacionados ao fornecimento de energia elétrica, configurando-se, em ambos os casos, grave violação aos direitos do consumidor, conforme disposto no CDC, art. 6º, III e IV.

DOS FATOS

1. Inscrição Indevida no Serasa Limpa Nome

O Autor foi surpreendido ao verificar que seu nome havia sido inscrito na plataforma "Serasa Limpa Nome", sob a alegação de inadimplência referente a um contrato que jamais celebrou. Tal fato gerou enorme constrangimento e abalo moral, uma vez que o Autor sempre manteve suas obrigações financeiras em dia.

Apesar de diversas tentativas de resolver a situação administrativamente, a Ré não apresentou qualquer comprovação da existência do contrato ou da dívida alegada, o que evidencia a total ausência de relação jurídica entre as partes.

2. Cobrança Indevida de Energia Elétrica

Além disso, o Autor tem sido vítima de cobranças abusivas por parte da concessionária de energia elétrica, que, de forma arbitrária, passou a exigir valores exorbitantes a título de "recuperação de consumo". Ressalte-se que as contas de energia sempre foram pagas regularmente, com base nas leituras do medidor, não havendo qualquer justificativa para a cobrança adicional.

Tal conduta configura verdadeira afronta aos princípios da boa-fé e da transparência, previstos no CDC, art. 4º, III, causando prejuízos financeiros e emocionais ao Autor.

DO DIREITO

1. Da Inscrição Indevida no Serasa Limpa Nome

A inscrição indevida do nome do Autor no cadastro de inadimplentes configura prática abusiva, nos termos do CDC, art. 42, parágrafo único, e CF/88, art. 5º, X, que garantem a proteção à honra e à imagem do consumidor. A ausência de comprovação da dívida pela Ré viola ainda o CPC/2015, art. 373, II, que impõe à parte ré o ônus de provar os fatos impeditivos, modificativos ou extintivos do direito do Autor.

2. Da Cobrança Indevida de Energia Elétrica

A cobrança de valores a título de "recuperação de consumo" sem qualquer base legal ou contratual é "'>...

Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Legislação e Jurisprudência sobre o tema
Informações complementares

Simulação de Voto

Relatório

Trata-se de Ação Declaratória de Inexistência de Débito c/c Indenização por Danos Morais, com pedido de tutela de urgência, proposta por [NOME COMPLETO DO AUTOR] em face de [NOME COMPLETO DO RÉU].

O autor alega que foi indevidamente inscrito no cadastro de inadimplentes da plataforma "Serasa Limpa Nome", referente a um contrato inexistente. Além disso, sustenta a cobrança abusiva de valores a título de "recuperação de consumo" pela concessionária de energia elétrica, configurando afronta aos direitos do consumidor.

Fundamentação

Nos termos do art. 93, IX, da Constituição Federal de 1988, a fundamentação das decisões judiciais é condição essencial para a validade dos atos jurisdicionais, de modo a garantir a transparência e a adequada prestação jurisdicional.

1. Da Inscrição Indevida no Cadastro de Inadimplentes

Os elementos constantes nos autos evidenciam que o autor teve seu nome inscrito de forma indevida no cadastro de inadimplentes, sem que a Ré apresentasse qualquer comprovação acerca da origem do suposto débito. Tal conduta viola o art. 42, parágrafo único, do Código de Defesa do Consumidor (CDC), bem como o art. 5º, X, da Constituição Federal, que protegem a honra e a imagem das pessoas.

Ademais, de acordo com o art. 373, II, do Código de Processo Civil, o ônus de comprovar os fatos impeditivos, modificativos ou extintivos do direito do autor recai sobre a parte ré, o que, no caso em análise, não foi cumprido.

2. Da Cobrança Indevida de Energia Elétrica

Quanto à cobrança de valores a título de "recuperação de consumo", verifica-se que a conduta da Ré é abusiva e ilegal, ferindo o princípio da boa-fé objetiva, previsto no art. 422 do Código Civil, bem como o art. 39, V, do CDC, que proíbe a exigência de vantagem manifestamente excessiva do consumidor.

A ausência de justificativa para os valores cobrados configura prática abusiva, sendo cabível a declaração de inexigibilidade do débito e reparação pelos danos causados ao autor.

3. Da Reparação por Danos Morais

O constrangimento e o abalo moral sofridos pelo autor, em razão da inscrição indevida no cadastro de inadimplentes e das cobranças arbitrárias, são evidentes. A jurisprudência é pacífica no sentido de que tais práticas ensejam reparação por danos morais. Nesse sentido, citamos:

"Ação declaratória de inexistência de débito c/c exclusão de negativação e indenização por danos morais - Aplicação das regras consumeristas (CDC) - Negativação do autor em órgão de proteção ao crédito (SERASA) - Inadmissibilidade - Ré que descumpriu ônus que era seu (CPC, art. 373, II) - Reconhecidas a inexistência do débito, a ilegitimidade da anotação desabonadora e a caracterização dos danos morais." (TJSP, Apelação Cível Acórdão/TJSP, Rel. Des. Mendes Pereira)

Dispositivo

Ante o exposto, com base nos fatos e fundamentos legais apresentados, voto pela procedência parcial do pedido, nos seguintes termos:

  1. Determino a exclusão imediata do nome do autor do cadastro de inadimplentes da plataforma "Serasa Limpa Nome", sob pena de multa diária de R$ 200,00;
  2. Declaro a inexistência do débito alegado pela Ré;
  3. Condeno a Ré ao pagamento de indenização por danos morais, no valor de R$ 10.000,00, corrigido monetariamente a partir desta decisão e acrescido de juros de mora de 1% ao mês, a contar da citação;
  4. Declaro a inexigibilidade da cobrança de valores a título de "recuperação de consumo" pela concessionária de energia elétrica;
  5. Condeno a Ré ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios, fixados em 10% sobre o valor da condenação, nos termos do art. 85, §2º, do CPC/2015.

É como voto.

[NOME DO MAGISTRADO]

Juiz de Direito


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Modelo de Ação Declaratória de Inexistência de Débito e Indenização por Danos Morais: Negativação Indevida em Relação de Consumo

Modelo de Ação Declaratória de Inexistência de Débito e Indenização por Danos Morais: Negativação Indevida em Relação de Consumo

Publicado em: 07/03/2024 Consumidor

Petição inicial proposta por João Carvalho em face da Vivax Telecom, objetivando a declaração de inexistência de débito e a condenação da empresa ao pagamento de indenização por danos morais, devido à negativação indevida do nome do autor nos cadastros de inadimplentes. O caso envolve relação de consumo regida pelo Código de Defesa do Consumidor e fundamenta-se em violação da boa-fé objetiva e da dignidade da pessoa humana, além de configurar ato ilícito. O autor apresenta comprovação de quitação da dívida, a qual foi ignorada pela ré, resultando em prejuízos financeiros, constrangimento e abalo à honra. A petição inclui pedidos de tutela de urgência, exclusão do nome do autor dos cadastros de inadimplentes, e produção de provas.

Acessar

Modelo de Ação Declaratória de Inexigibilidade de Débito com Pedido de Indenização por Danos Morais e Tutela Antecipada contra Concessionária de Energia Elétrica

Modelo de Ação Declaratória de Inexigibilidade de Débito com Pedido de Indenização por Danos Morais e Tutela Antecipada contra Concessionária de Energia Elétrica

Publicado em: 08/01/2024 Consumidor

Modelo completo de petição inicial para Ação Declaratória de Inexigibilidade de Débito cumulada com Pedido de Indenização por Danos Morais e Tutela Antecipada, proposta por consumidora contra concessionária de energia elétrica. O documento detalha os fatos relacionados à cobrança indevida e inscrição do nome da autora nos cadastros de inadimplentes, fundamentando-se no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e apresentando jurisprudências e doutrina sobre o tema. Inclui pedidos de retirada do nome da autora dos cadastros de inadimplentes, declaração de inexistência do débito e indenização por danos morais no valor de R$ 10.000,00.

Acessar

Modelo de Ação Declaratória de Inexistência de Débito com Pedido de Tutela de Evidência e Indenização por Danos Morais

Modelo de Ação Declaratória de Inexistência de Débito com Pedido de Tutela de Evidência e Indenização por Danos Morais

Publicado em: 19/11/2024 Consumidor

Modelo de petição inicial para Ação Declaratória de Inexistência de Débito cumulada com Tutela de Evidência e Indenização por Dano Moral, utilizada quando uma empresa é indevidamente inserida em cadastros de restrição de crédito, sem qualquer justificativa, e busca reparação pelos danos à sua imagem e credibilidade. Inclui fundamentação jurídica, pedido de indenização e medidas de urgência para exclusão do nome da autora do cadastro restritivo.

Acessar

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 29,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 39,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 39,96 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 119,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 32,48 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 194,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 24,90 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 349,90

Parcele em até 10x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.