Modelo de Ação Declaratória de Inexistência de Débito c/c Indenização por Dano Moral e Material
Publicado em: 11/06/2024 ConsumidorEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE [CIDADE] - [UF]
[NOME DO AUTOR], nacionalidade, estado civil, profissão, portador do RG nº [número] e CPF nº [número], residente e domiciliado na [endereço completo], por intermédio de seu advogado infra-assinado, conforme instrumento de mandato anexo (doc. 01), vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, propor
AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO C/C INDENIZAÇÃO POR DANO MORAL E MATERIAL
em face de [NOME DO RÉU], pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº [número], com sede na [endereço completo], pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos.
I. DOS FATOS
-
O Autor é titular de um cartão de crédito emitido pelo Réu. No entanto, não contratou nenhuma taxa adicional de cartão, tampouco consentiu com a venda casada de qualquer serviço ou produto.
-
Para sua surpresa, constatou a cobrança indevida de taxas relativas ao cartão de crédito e a inclusão de serviços não solicitados em sua fatura mensal.
-
Em diversas tentativas de solucionar o problema administrativamente, o Autor não obteve êxito, sendo reiteradamente ignorado ou mal atendido pelo Réu.
II. DO FUNDAMENTO LEGAL E JURÍDICO
1. Da Proibição de Venda Casada
- A prática de venda casada é expressamente vedada pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), que assegura ao consumidor a liberdade de escolha e o respeito às suas legítimas expectativas. (Lei 8.078/1990, art. 39, I)
2. Da Inexistência de Contratação de Serviços e Taxas
- Não havendo contrato formal para a cobrança de taxas adicionais ou serviços, tais cobranças configuram-se indevidas e abusivas, f"'>...
Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina: