Modelo de Ação Declaratória de Inexistência de Débito com Pedido de Tutela Antecipada e Indenização por Danos Morais contra Universidade por Cobranças Indevidas Após Cancelamento de Matrícula
Publicado em: 11/10/2024 ConsumidorAÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO C/C PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA E INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS
1. ENDEREÇAMENTO
Excelentíssimo(a) Senhor(a) Doutor(a) Juiz(a) de Direito do Juizado Especial Cível da Comarca de [INSERIR CIDADE/UF]
2. QUALIFICAÇÃO DAS PARTES
M. F. de S. L., brasileira, solteira, estudante, portadora do CPF nº [XXX.XXX.XXX-XX], RG nº [XX.XXX.XXX-X], residente e domiciliada na Rua [endereço completo], CEP [XXXXX-XXX], e-mail: [[email protected]], por seu advogado infra-assinado (instrumento de mandato anexo), com escritório profissional situado à [endereço do escritório], onde recebe intimações, vem, respeitosamente, propor a presente:
AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO C/C PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA E INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS
em face de UNIVERSIDADE UNICA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº [XX.XXX.XXX/0001-XX], com sede na [endereço completo], e-mail: [[email protected]], pelos fatos e fundamentos jurídicos que passa a expor.
3. DOS FATOS
A Autora foi regularmente matriculada no curso de mestrado da Universidade INTERNACIONAL. Em janeiro de 2024, foi surpreendida com a informação de que a referida instituição encerraria suas atividades no Brasil, estando inclusive sob investigação do Ministério Público.
Em razão disso, a Autora foi transferida para a Universidade UNICA, firmando novo contrato e assinando Termo de Transferência, conforme orientação da instituição.
Contudo, em seguida, foi comunicada pela própria Universidade UNICA de que sua matrícula estava cancelada, sendo expressamente informada de que não seriam mais emitidos boletos de cobrança. A mensagem recebida foi clara:
“Conforme conversamos, a aluna encontra-se cancelada pela Universidade UNICA. Dessa forma, também não estamos mais emitindo boletos de cobranças.”
Apesar disso, a Autora passou a receber mensagens de cobrança referentes aos meses de maio, junho, julho e agosto de 2024, com ameaças de medidas legais e inscrição em cadastros de inadimplentes, o que gerou enorme angústia e insegurança.
As mensagens de cobrança, inclusive, foram enviadas após a confirmação expressa de cancelamento da matrícula, o que demonstra evidente contradição e falha na prestação do serviço educacional.
A Autora tentou resolver a situação de forma extrajudicial, buscando esclarecimentos junto à instituição, mas não obteve resposta eficaz, sendo obrigada a buscar a tutela jurisdicional para ver seus direitos resguardados.
4. DO DIREITO
A presente demanda encontra amparo no CPC/2015, art. 319, que exige a exposição dos fatos e fundamentos jurídicos do pedido, bem como a indicação do valor da causa e a opção por audiência de conciliação.
Trata-se de típica relação de consumo, nos termos do CDC, art. 2º e 3º, sendo a Autora consumidora e a Ré fornecedora de serviços educacionais. Assim, aplicam-se os princípios da boa-fé objetiva, transparência e vulnerabilidade do consumidor (CF/88, art"'>...