Modelo de Ação Previdenciária de Concessão de Pensão por Morte com Retroação da DIB para Menor Incapaz contra o INSS

Publicado em: 18/03/2025 CivelProcesso Civil Menor Menor
Petição inicial de ação previdenciária proposta por menor incapaz, representado por sua genitora, contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O documento pleiteia a concessão de pensão por morte com retroação da Data de Início do Benefício (DIB) para a data do óbito da instituidora, fundamentando-se na Lei 8.213/1991 e no artigo 227 da Constituição Federal, que asseguram a proteção integral aos direitos de menores incapazes. Além disso, solicita o pagamento de parcelas atrasadas, devidamente corrigidas, e a condenação em honorários advocatícios, com base em precedentes jurisprudenciais e no CPC/2015.

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ª VARA FEDERAL DA COMARCA DE [CIDADE/ESTADO]

Distribuição com prioridade – Menor incapaz

PREÂMBULO

Nome do Requerente: M. I. da S. (Menor Incapaz), representado por sua genitora e representante legal, S. A. da S., brasileira, estado civil, profissão, portadora do CPF nº XXX.XXX.XXX-XX, residente e domiciliada na Rua [endereço completo], e-mail [email].

Nome do Requerido: Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, autarquia federal, com sede na Rua [endereço completo], e-mail [email].

Valor da Causa: R$ [valor estimado das parcelas atrasadas].

Por intermédio de seu advogado, conforme instrumento de mandato em anexo, com endereço profissional na Rua [endereço completo], vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência propor a presente

AÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE CONCESSÃO DE PENSÃO POR MORTE COM RETROAÇÃO DA DIB

com fulcro nos artigos 74 e 103 da Lei 8.213/1991, bem como no artigo 227 da CF/88, em face do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:

DOS FATOS

A parte autora, menor incapaz, nasceu em [data de nascimento], sendo dependente econômica da instituidora do benefício, sua genitora, S. A. da S., que faleceu em julho de 2021. À época do óbito, a parte autora possuía apenas [idade] anos, sendo absolutamente incapaz de exercer pessoalmente os atos da vida civil, conforme disposto no CCB/2002, art. 3º, I.

Apesar de preencher todos os requisitos para a concessão do benefício de pensão por morte, a habilitação da parte autora ocorreu apenas em julho de 2023, quando sua representante legal tomou ciência da possibilidade de requerer o benefício. O INSS, ao conceder a pensão, fixou a Data de Início do Benefício (DIB) na data do requerimento administrativo, ou seja, julho de 2023, negando a retroação à data do óbito da instituidora.

Tal decisão é manifestamente ilegal, pois desconsidera a condição de menor incapaz da parte autora, que, conforme jurisprudência consolidada, possui direito à retroação da DIB à data do óbito do instituidor do benefício.

DO DIREITO

A pensão por morte é um benefício previdenciário devido aos dependentes do segurado falecido, nos termos da Lei 8.213/1991, art. 74. No caso de menores incapazes, a legislação e a jurisprudência asseguram a retroação da DIB à data do óbito do instituidor, independentemente da data do requerimento administrativo.

O artigo 79 da Lei 8.213/1991 estabelece que a condição de dependente deve ser verificada na data do óbito do segur"'>...

Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Informações complementares

Simulação de Voto

Preâmbulo

Trata-se de ação previdenciária de concessão de pensão por morte com retroação da Data de Início do Benefício (DIB), proposta por M. I. da S., menor incapaz, devidamente representado por sua genitora, S. A. da S., em face do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS. A parte autora requer a retroação da DIB à data do óbito da instituidora, ocorrido em julho de 2021, alegando preenchimento de todos os requisitos legais e a ilegalidade da fixação da DIB na data do requerimento administrativo.

Análise Hermenêutica dos Fatos e Fundamentos Jurídicos

Dos Fatos

A parte autora é menor incapaz, nascida em [data de nascimento], e dependente econômica de sua mãe, S. A. da S., instituidora do benefício, falecida em julho de 2021. A condição de menor incapaz foi comprovada nos autos, conforme certidão de nascimento e documentos anexados.

Embora o INSS tenha concedido o benefício de pensão por morte, a autarquia fixou a DIB na data do requerimento administrativo (julho de 2023), desconsiderando a condição de incapacidade da parte autora e a legislação aplicável que assegura a retroação da DIB à data do óbito do instituidor.

Do Direito

A presente demanda encontra fundamento na Constituição Federal de 1988, no artigo 227, que estabelece a proteção integral às crianças e adolescentes, e na Lei 8.213/1991, artigos 74 e 103, que regem os benefícios previdenciários e garantem o direito à retroação da DIB aos menores incapazes.

O artigo 79 da Lei 8.213/1991 prevê que a condição de dependente deve ser verificada na data do óbito do segurado, sendo irrelevante o momento do requerimento administrativo. Ademais, o parágrafo único do artigo 103 da mesma lei dispõe que o prazo decadencial não se aplica aos menores incapazes, permitindo que estes pleiteiem o benefício a qualquer tempo.

A decisão administrativa do INSS, ao fixar a DIB na data do requerimento, fere os princípios constitucionais da proteção integral e da prioridade absoluta dos direitos das crianças e adolescentes. A jurisprudência consolidada do Superior Tribunal de Justiça e dos Tribunais Regionais Federais reforça o direito à retroação da DIB para a data do óbito do instituidor do benefício no caso de menores incapazes.

Da Jurisprudência

A jurisprudência é uníssona em reconhecer o direito dos menores incapazes à retroação da DIB à data do óbito do instituidor:

  • STJ, REsp. Acórdão/STJ: \"Comprovada a absoluta incapacidade do requerente, o benefício de pensão por morte deve retroagir à data do óbito do instituidor.\"
  • TRF4, AC 5018777-54.2014.4.04.7001: \"O menor incapaz possui direito à retroação da DIB à data do óbito do segurado, sendo irrelevante o momento da habilitação.\"
  • STJ, AgInt no REsp 2.112.843 - PR: \"A pensão por morte será devida a partir do falecimento do segurado, quando requerida por menor incapaz, independentemente do prazo previsto no art. 74 da Lei 8.213/1991.\"

Conclusão

Diante do exposto, entendo que a parte autora preenche todos os requisitos legais para a concessão da pensão por morte com retroação da DIB para a data do óbito da instituidora, em julho de 2021. A decisão administrativa que fixou a DIB na data do requerimento viola os direitos da parte autora e os princípios constitucionais aplicáveis.

Dispositivo

Pelo exposto, com fundamento no artigo 93, IX, da Constituição Federal de 1988, voto no sentido de dar procedência ao pedido, determinando ao Instituto Nacional do Seguro Social – INSS que:

  1. Proceda à concessão do benefício de pensão por morte à parte autora, com retroação da Data de Início do Benefício (DIB) para a data do óbito da instituidora, em julho de 2021;
  2. Efetue o pagamento das parcelas atrasadas, devidamente corrigidas e acrescidas de juros de mora;
  3. Arque com os honorários advocatícios, nos termos do artigo 85 do Código de Processo Civil de 2015;
  4. Conceda os benefícios da justiça gratuita à parte autora, considerando sua hipossuficiência econômica.

Determino, ainda, que seja expedido ofício ao INSS para cumprimento da presente decisão no prazo legal, sob pena de aplicação das sanções cabíveis.

É como voto.

[Local], [Data]

_____________________________
Magistrado(a)


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Modelo de Pedido de Revisão Previdenciária de Benefício de Pensão por Morte Urbana para Menor Absolutamente Incapaz

Modelo de Pedido de Revisão Previdenciária de Benefício de Pensão por Morte Urbana para Menor Absolutamente Incapaz

Publicado em: 23/04/2024 CivelProcesso Civil Menor Menor

Ação de Revisão Previdenciária proposta em face do INSS, com o objetivo de corrigir a data de início de benefício de pensão por morte urbana concedida a menor absolutamente incapaz. Fundamenta-se na aplicação do art. 74, II, da Lei 8.213/91 e no reconhecimento da incapacidade absoluta do autor, solicitando a retroação do benefício à data do óbito do instituidor. Inclui pedidos de condenação ao pagamento de valores retroativos, juros, correção monetária e honorários advocatícios, com base em jurisprudência consolidada do STJ e TRFs.

Acessar

Modelo de Ação Ordinária para Concessão de Pensão por Morte a Pessoa com Deficiência Mental

Modelo de Ação Ordinária para Concessão de Pensão por Morte a Pessoa com Deficiência Mental

Publicado em: 22/11/2024 CivelProcesso Civil Menor Menor

Este modelo de ação ordinária tem como objetivo a concessão de pensão por morte ao(à) autor(a), pessoa portadora de esquizofrenia e em situação de vulnerabilidade social, que perdeu sua principal fonte de sustento com o falecimento da mãe. A peça aborda o direito à pensão por morte como um direito previdenciário previsto na legislação, buscando garantir o amparo financeiro necessário para a subsistência e tratamento médico do(a) autor(a). São abordados os princípios constitucionais que respaldam o direito do(a) autor(a), como o da dignidade da pessoa humana e da proteção social.

Acessar

Modelo de Ação Previdenciária de Concessão de Pensão por Morte para Filho Maior Interditado Contra o INSS

Modelo de Ação Previdenciária de Concessão de Pensão por Morte para Filho Maior Interditado Contra o INSS

Publicado em: 13/01/2025 CivelProcesso Civil Menor Menor

Petição inicial para ajuizamento de ação previdenciária solicitando a concessão de pensão por morte a filho maior interditado, representado judicialmente por seu curador, em face do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O pedido fundamenta-se na Lei 8.213/91, que assegura o benefício aos dependentes do segurado falecido, bem como na violação de princípios constitucionais e jurisprudência consolidada. A peça apresenta detalhamento dos fatos, fundamentos jurídicos, jurisprudências aplicáveis e pedidos, incluindo efeitos retroativos, pagamento de parcelas vencidas, justiça gratuita e honorários advocatícios.

Acessar

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 29,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 39,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 39,96 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 119,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 32,48 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 194,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 24,90 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 349,90

Parcele em até 10x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.