Modelo de Aditamento à Contestação com Preliminar de Inépcia da Petição Inicial por Ausência de Pedido Específico
Publicado em: 21/09/2024 Processo CivilEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE ___
Processo nº: ____________
Nome do Réu: A. J. dos S.
Nome do Autor: M. F. de S. L.
ADITAMENTO À CONTESTAÇÃO
A. J. dos S., já qualificado nos autos do processo em epígrafe, por intermédio de seu advogado regularmente constituído, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no CPC/2015, art. 329, apresentar o presente ADITAMENTO À CONTESTAÇÃO, nos seguintes termos:
PREÂMBULO
O presente aditamento visa complementar a contestação anteriormente apresentada, a fim de incluir a preliminar de inépcia da petição inicial, com base na ausência de pedido específico, conforme será demonstrado adiante.
DOS FATOS
O autor, M. F. de S. L., ajuizou a presente ação sem, contudo, formular pedido claro e específico, limitando-se a narrar os fatos de forma genérica e sem indicar qual a providência jurisdicional pretendida. Tal omissão compromete a análise da demanda e impede o exercício pleno do contraditório e da ampla defesa por parte do réu.
Além disso, a ausência de pedido específico inviabiliza a delimitação da controvérsia e a adequada prestação jurisdicional, configurando vício insanável na petição inicial.
DO DIREITO
Nos termos do CPC/2015, art. 319, IV, a petição inicial deve conter "o pedido com as suas especificações". A ausência de pedido claro e específico configura inépcia da inicial, nos termos do CPC/2015, art. 330, §1º, I, que dispõe:
"Art. 330. A petição inicial será indeferida quando: §1º Considera-se inepta a petição inicial quando: I - lhe faltar pedido ou causa de pedir;"
O pedido é elemento essencial da petição inicial, pois delimita o objeto da demanda e orienta a atuação do réu e do juízo. A ausência de pedido específico viola o princípio da cooperação processual (CPC/2015, art. 6º) e compromete a eficiência do processo.
Ademais, o CPC/2015, art. 321, estabelece que, constatada a ausência de elementos essenciais na petiçã"'>...