Modelo de Agravo de Recurso Especial visando à Reforma de Decisão de Inadmissão de Recurso Especial com Pedido de Absolvição por Insuficiência de Provas
Publicado em: 13/02/2025 Constitucional Direito Penal Processo PenalAGRAVO DE RECURSO ESPECIAL
PREÂMBULO
Excelentíssimo Senhor Ministro Relator do Superior Tribunal de Justiça,
A. J. dos S., já qualificado nos autos do processo em epígrafe, por intermédio de seu advogado infra-assinado, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no CPC/2015, art. 1.042 e demais disposições legais aplicáveis, interpor o presente Agravo de Recurso Especial em face da decisão que inadmitiu o Recurso Especial anteriormente interposto, requerendo sua reforma nos termos a seguir expostos.
DOS FATOS
O agravante foi acusado da prática de dano, previsto no CP, art. 163, em razão de suposto prejuízo material causado a terceiro. No entanto, durante a instrução processual, não foram produzidas provas suficientes para sustentar a condenação, sendo a decisão de primeira instância contrária aos elementos probatórios constantes nos autos.
Em sede de apelação, o Tribunal de Justiça manteve a condenação, ignorando a ausência de provas robustas e violando os princípios da presunção de inocência e do in dubio pro reo. Diante disso, foi interposto Recurso Especial, inadmitido sob o argumento de que a análise da matéria demandaria o reexame de fatos e provas, o que é vedado pela Súmula 7/STJ.
O agravante, inconformado, interpõe o presente agravo, buscando a reforma da decisão que inadmitiu o Recurso Especial, com vistas à absolvição, em razão da ausência de provas suficientes para a condenação.
DO DIREITO
O presente recurso busca a aplicação dos princípios constitucionais e processuais penais que garantem a justiça e a imparcialidade na análise dos fatos. Destacam-se os seguintes fundamentos:
- Princípio da Presunção de Inocência: Conforme a CF/88, art. 5º, LVII, ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. A ausência de provas concretas e robustas que demonstrem a autoria e materialidade do delito inviabiliza a condenação.
- Princípio do In Dubio Pro Reo: Em casos de dúvida quanto à autoria ou materialidade do crime, deve prevalecer a absolvição, conforme entendimento consolidado na doutrina e jurisprudência.
- Vedação ao Reexame de Provas: A Súmula 7/STJ veda o reexame de fatos e provas em sede de Recurso Especial. No entanto, a análise do presente caso não demanda revolvimento probatório, mas sim a correta aplicação do direito diante da ausência de provas suficientes.
...