Modelo de Alegações Finais em Ação de Majoração de Alimentos: Pedido de Revisão da Pensão Alimentícia para Atendimento às Necessidades de Menor com TDAH
Publicado em: 11/10/2024 FamiliaALEGAÇÕES FINAIS
1. ENDEREÇAMENTO
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara de Família da Comarca de ____________ – Tribunal de Justiça do Estado
2. QUALIFICAÇÃO DAS PARTES
M. F. de S. L., brasileira, solteira, auxiliar administrativa, inscrita no CPF sob o nº XXX.XXX.XXX-XX, portadora do RG nº X.XXX.XXX-XX, residente e domiciliada na Rua ____________, nº ___, Bairro ____________, CEP ____________, Cidade/UF, endereço eletrônico: ____________, neste ato representando seu filho menor J. A. de S. L., vem, por seu advogado infra-assinado, apresentar suas
ALEGAÇÕES FINAIS
nos autos da AÇÃO DE MAJORAÇÃO DE ALIMENTOS que move em face de C. E. da S., brasileiro, solteiro, profissão não informada, inscrito no CPF sob o nº XXX.XXX.XXX-XX, residente e domiciliado na Rua ____________, nº ___, Bairro ____________, CEP ____________, Cidade/UF, endereço eletrônico: ____________, pelos fundamentos de fato e de direito que passa a expor.
3. SÍNTESE FÁTICA
O presente feito versa sobre pedido de majoração de alimentos formulado pela genitora em favor de seu filho menor, J. A. de S. L., atualmente com 12 (doze) anos de idade, o qual é portador de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), necessitando de acompanhamento médico contínuo com profissionais especializados, como psiquiatra, neurologista e fonoaudiólogo, além de fazer uso regular da medicação Sertralina.
O genitor, ora requerido, atualmente contribui com o percentual de 19,4% (dezenove vírgula quatro por cento) do salário mínimo vigente a título de pensão alimentícia. A genitora, diante do agravamento das necessidades do menor, requer a majoração do valor para 30% (trinta por cento) do salário mínimo, a fim de garantir o atendimento adequado às necessidades básicas e especiais do alimentando.
O requerido, por sua vez, alega impossibilidade de arcar com a majoração pretendida, sob o argumento de que possui outro filho e que enfrenta problemas de saúde mental, sendo diagnosticado com transtorno bipolar, realizando acompanhamento psiquiátrico e fazendo uso de medicamentos.
4. DO DIREITO
O direito à prestação de alimentos está previsto no CCB/2002, art. 1.694, caput e §1º, segundo o qual os alimentos devem ser fixados na proporção das necessidades do alimentando e das possibilidades do alimentante. A revisão da pensão alimentícia, por sua vez, encontra amparo no CCB/2002, art. 1.699, que dispõe sobre a possibilidade de alteração do valor dos alimentos quando sobrevier mudança na situação financeira de quem os supre ou de quem os recebe.
No presente caso, restou amplamente demonstrado que houve significativo aumento das necessidades do menor, ora alimentando, em razão de seu quadro clínico, o qual demanda gastos regulares com consultas médicas especializadas, medicamentos controlados e terapias multidisciplinares. Tais despesas não são eventuais, mas sim contínuas e essenciais à manutenção da saúde e do desenvolvimento do menor.
O princípio do melhor interesse da criança, consagrado no CF/88, art. 227, impõe ao Estado, à sociedade e à família o dever de assegurar à criança, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação e à dignidade. Assim, a fixação da pensão alimentícia deve obs"'>...