Modelo de Apelação Cível para Reforma de Sentença Extintiva sem Resolução do Mérito em Ação Previdenciária de Pensão por Morte
Publicado em: 31/03/2025 Processo CivilAPELAÇÃO CÍVEL
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE [INSERIR COMARCA]
Processo nº: [INSERIR NÚMERO DO PROCESSO]
Apelante: [NOME COMPLETO DO ESPOSO, QUALIFICAÇÃO COMPLETA, CPF, ENDEREÇO ELETRÔNICO]
Apelado: [INSERIR NOME DA PARTE CONTRÁRIA]
Advogado: [NOME COMPLETO DO ADVOGADO, OAB/UF, ENDEREÇO ELETRÔNICO]
PREÂMBULO
Nos termos do CPC/2015, art. 1.009, o Apelante, inconformado com a r. sentença que extinguiu o processo sem resolução do mérito, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, interpor a presente:
APELAÇÃO CÍVEL
Com fundamento no CPC/2015, art. 1.010, requerendo que seja recebido o presente recurso e encaminhado ao Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de [INSERIR ESTADO], para que seja reformada a decisão, conforme as razões anexas.
Termos em que,
Pede deferimento.
[LOCAL], [DATA]
[NOME DO ADVOGADO]
OAB/UF [NÚMERO]
RAZÕES DE APELAÇÃO
COLENDA TURMA
1. DOS FATOS
A presente ação foi ajuizada pela Sra. [NOME DA AUTORA FALECIDA], pleiteando a concessão de auxílio-doença cumulada com aposentadoria por invalidez, em razão de sua condição de saúde, agravada por erro médico que culminou em seu falecimento devido a um câncer.
Após o falecimento da Autora, o processo passou a ter como objetivo a concessão de pensão por morte ao seu esposo, Sr. [NOME DO ESPOSO], e seus filhos, todos maiores de idade. A documentação do esposo já constava nos autos, restando apenas a juntada dos documentos dos filhos.
Contudo, a r. sentença extinguiu o feito sem resolução do mérito, sob o fundamento de que não foram apresentados os documentos dos filhos da falecida. Tal decisão desconsiderou as dificuldades enfrentadas pelos herdeiros, que residem em área rural, distante 150 km da patrona, e possuem acesso limitado aos meios necessários para a obtenção dos documentos.
2. DO DIREITO
A r. sentença merece reforma, pelos motivos que se seguem:
2.1. DA FLEXIBILIZAÇÃO DOS RÍGIDOS INSTITUTOS PROCESSUAIS EM RAZÃO DO DIREITO PREVIDENCIÁRIO
O direito previdenciário é regido por princípios constitucionais que visam proteger o hipossuficiente, conforme disposto na CF/88, art. 1º, III, e na CF/88, art. 6º, que consagram a dignidade da pessoa humana e os direitos sociais, incluindo a seguridade social.
Confor"'>...