Modelo de Contestação em Ação de Cobrança de Aluguéis em Contrato de Locação Não Residencial
Publicado em: 10/07/2024 CivelCONTESTAÇÃO
EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE ____________
Processo nº: [inserir número do processo]
Requerente: [nome do requerente abreviado conforme padrão]
Requerido: [nome do requerido abreviado conforme padrão]
PREÂMBULO
O requerido, [nome do requerido abreviado], devidamente qualificado nos autos da presente ação de cobrança, por intermédio de seu advogado que esta subscreve, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, apresentar CONTESTAÇÃO, com fundamento no art. 335 do CPC/2015, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
DOS FATOS
O requerente ajuizou a presente ação de cobrança alegando que as partes firmaram contrato de locação de imóvel não residencial, com fiador, pelo prazo de 60 (sessenta) meses, com remuneração mensal de R$ 3.000,00 (três mil reais), vencendo-se todo dia 10 do mês subsequente, com vigência a partir de 14 de agosto de 2009.
Afirma o requerente que o requerido deixou de efetuar os pagamentos locatícios e acessórios com regularidade desde maio de 2010 até janeiro de 2012. Requer, assim, a condenação do requerido ao pagamento dos aluguéis devidos, acrescidos de juros e correções monetárias, conforme planilha anexa à inicial.
O requerido foi citado em junho de 2024 e, embora não disponha de documentos ou testemunhas que corroborem sua versão, alega que o valor devido é inferior ao montante cobrado pelo requerente.
DO DIREITO
Inicialmente, cumpre destacar que a presente contestação é apresentada sob a modalidade de negativa geral, conforme permitido pelo CPC/2015, art. 341, § único, em casos onde o réu não dispõe de elementos probatórios suficientes para contestar ponto a ponto as alegações do autor.
O requerido não reconhece integralmente os valores cobrados pelo requerente, sendo necessário que este comprove de forma cabal o montante efetivamente devido, nos termos do CPC/2015, art. 373, I. A ausência de comprovação clara e precisa dos valores impede a procedência do pedido autoral.
Ademais, o contrato de locação, sendo a base da presente demanda, deve ser analisado em sua integralidade, considerando-se, inclusive, a declaração de desocupação do imóvel apresentada em junho de 2021. Tal fato pode configurar a extinção de eventual obrigação de pagamento de aluguéis posteriores à entrega do imóvel, conforme o CCB/2002, art. 472.
Por fim, destaca-se que, em caso de dúvida sobre o valor efetivamente devid"'>...