Modelo de Contrato de Honorários para Composição de Acordo na Venda de 50% de Imóvel com Parcela Arrematada em Leilão

Publicado em: 20/05/2024 Direito Imobiliário
Modelo de contrato de honorários advocatícios elaborado para formalizar a prestação de serviços jurídicos na composição de acordo envolvendo a venda de 50% de um imóvel, cujos outros 50% já foram arrematados em leilão. O contrato descreve as obrigações das partes, a remuneração do advogado, os fundamentos legais aplicáveis (CCB/2002 e Código de Defesa do Consumidor), as cláusulas de rescisão e o foro competente, garantindo a segurança jurídica da transação.
Segue abaixo o modelo de contrato de honorários para a composição de acordo na venda de 50% de um imóvel, cujos outros 50% já foram arrematados em leilão, respeitando todas as diretrizes fornecidas e utilizando formatação em HTML:

CONTRATO DE HONORÁRIOS

Pelo presente instrumento particular de contrato de honorários, de um lado, o(a) CONTRATANTE [Nome do Contratante: Abreviado seguindo as regras. Exemplo: A. J. dos S.], inscrito(a) no CPF/MF sob o n.º [Número do CPF], residente e domiciliado(a) em [Endereço Completo], e de outro lado, o(a) CONTRATADO(A) [Nome do Contratado: Abreviado seguindo as regras. Exemplo: M. F. de S. L.], inscrito(a) no CPF/MF sob o n.º [Número do CPF], com registro na OAB sob o n.º [Número], com escritório localizado em [Endereço Completo], têm entre si justo e contratado o que segue:

1. PREÂMBULO

O presente contrato tem como base os princípios da liberdade contratual, função social do contrato e boa-fé objetiva, conforme estabelecido no CCB/2002, art. 421 e art. 422. Este instrumento destina-se à prestação de serviços advocatícios pelo(a) CONTRATADO(A) para auxiliar o(a) CONTRATANTE na composição de acordo envolvendo a venda de 50% de um imóvel, cujos outros 50% já foram arrematados em leilão.

2. OBJETO DO CONTRATO

Constitui objeto do presente contrato a prestação de serviços advocatícios pelo(a) CONTRATADO(A), que compreenderá:

  • Análise documental e jurídica da situação do imóvel;
  • Intermediação e negociação com a parte interessada na aquisição dos 50% do imóvel pertencentes ao(à) CONTRATANTE;
  • Elaboração de instrumentos jurídicos necessários à formalização da venda, tais como contratos e/ou termos de acordo;
  • Atuação em conformidade com a legislação aplicável, especialmente o CCB/2002, a Lei nº 8.078/1990 (Código de Defesa do Consumidor), e demais normas pertinentes.

3. HONORÁRIOS

Os honorários advocatícios devidos ao(à) CONTRATADO(A) serão equivalentes a 10% (dez por cento) do valor total da negociação referente à venda dos 50% do imóvel pertencentes ao(à) CONTRATANTE.

O pagamento dos honorários será realizado da seguinte forma:

  • A integralidade dos honorários será devida no momento da formalização do acordo e pagamento do valor da venda;
  • O pagamento será efetuado mediante transferência bancária para conta indicada pelo(a) CONTRATADO(A).

4. DIREITOS E OBRIGAÇÕES

4.1 Obrigações do(a) CONTRATANTE

  • Fornecer ao(à) CONTRATADO(A) toda a documentação necessária para a análise do caso;
  • Colaborar com as informações solicitadas pelo(a) CONTRATADO(A);
  • ...

    Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Informações complementares

Simulação de Voto

Voto do Magistrado

Nos termos do art. 93, IX, da Constituição Federal de 1988, passo a fundamentar o presente voto, analisando os fatos apresentados e suas implicações jurídicas, em conformidade com os fundamentos constitucionais e legais pertinentes.

1. Relatório

Trata-se de análise envolvendo a validade de um contrato de honorários advocatícios firmado entre as partes, cujo objeto é a intermediação na venda de 50% de um imóvel, conforme descrito nos autos.

O contrato prevê a prestação de serviços advocatícios pelo(a) profissional contratado(a), incluindo análise documental, intermediação de negociações e elaboração de instrumentos jurídicos necessários à formalização do acordo. A remuneração foi estipulada em 10% (dez por cento) do valor total da negociação.

2. Fundamentação

A análise do caso requer a aplicação dos princípios constitucionais e legais que regem os contratos e a prestação de serviços advocatícios. Nesse sentido, destaco os seguintes fundamentos:

  • A Constituição Federal, em seu art. 5º, II, estabelece que "ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei". Isso reforça a liberdade contratual, desde que respeitados os limites da legalidade.
  • O Código Civil de 2002, em seu art. 421, consagra o princípio da liberdade contratual, condicionando-o à função social do contrato. Já o art. 422 determina que "os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé".
  • A Lei nº 8.906/1994 (Estatuto da Advocacia) reforça a autonomia do advogado para pactuar honorários, desde que respeitadas as normas éticas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

No caso em tela, verifica-se que o contrato foi formalizado atendendo aos requisitos de validade previstos nos arts. 104 e 421 do Código Civil, quais sejam: capacidade das partes, objeto lícito e forma prescrita ou não vedada em lei. Ademais, o contrato observa os princípios da boa-fé objetiva e da função social, conforme exigido pela legislação vigente.

Não há nos autos elementos que comprovem vício de consentimento, abuso de direito ou qualquer outra irregularidade que possa comprometer a validade do contrato. Assim, presume-se a legitimidade do acordo firmado entre as partes.

3. Conclusão

Diante do exposto, considerando a regularidade do contrato de honorários advocatícios e a ausência de elementos que comprometam sua validade, JULGO PROCEDENTE o pedido inicial, reconhecendo a validade e eficácia do contrato firmado entre as partes.

Determino, ainda, que a parte requerida cumpra as obrigações pactuadas, especialmente no que tange ao pagamento dos honorários advocatícios no percentual de 10% (dez por cento) do valor total da negociação, conforme estipulado no contrato.

Por fim, conheço do recurso interposto, uma vez que os requisitos de admissibilidade foram devidamente cumpridos, e nego-lhe provimento, mantendo a decisão de origem por seus próprios fundamentos.

4. Dispositivo

Ante o exposto, com fundamento no art. 93, IX, da Constituição Federal de 1988, voto pela PROCEDÊNCIA do pedido inicial, reconhecendo a validade do contrato de honorários advocatícios e determinando o cumprimento das obrigações assumidas pelas partes.

É como voto.

[Assinatura do Magistrado]


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Modelo de Ação Anulatória contra Consolidação de Propriedade e Leilão Extrajudicial de Imóvel por Falta de Intimação Pessoal e Pedido Liminar de Suspensão do Leilão com Base na Lei 9.514/97

Modelo de Ação Anulatória contra Consolidação de Propriedade e Leilão Extrajudicial de Imóvel por Falta de Intimação Pessoal e Pedido Liminar de Suspensão do Leilão com Base na Lei 9.514/97

Publicado em: 22/04/2025 Direito Imobiliário

Modelo de petição inicial de ação anulatória visando declarar nula a consolidação da propriedade e o leilão extrajudicial de imóvel realizado pela Caixa Econômica Federal, por ausência de intimação pessoal do devedor para purga da mora, com pedido liminar de suspensão imediata do leilão e possibilidade de renegociação das parcelas em atraso, fundamentado na Lei 9.514/97, Decreto-Lei 70/1966, Código de Processo Civil, princípios do devido processo legal, boa-fé objetiva e função social do contrato.

Acessar

Modelo de Ação de Anulação de Leilão Extrajudicial com Pedido de Tutela de Urgência contra Caixa Econômica Federal, M. R. V. Engenharia e Arrematante, por ausência de notificação e posse irregular do imóvel

Modelo de Ação de Anulação de Leilão Extrajudicial com Pedido de Tutela de Urgência contra Caixa Econômica Federal, M. R. V. Engenharia e Arrematante, por ausência de notificação e posse irregular do imóvel

Publicado em: 26/04/2025 Direito Imobiliário

Modelo de petição inicial para anulação de leilão extrajudicial referente a imóvel financiado pela Caixa Econômica Federal, com pedido de tutela de urgência para suspensão do leilão e reintegração de posse do autor, fundamentado na ausência de notificação pessoal, direito à purga da mora e posse irregular do arrematante, conforme legislação vigente e jurisprudência atual.

Acessar

Modelo de Pedido de Tutela Antecipada para Suspensão de Leilão Extrajudicial de Imóvel com Base na Lei 9.514/97 e no CPC/2015

Modelo de Pedido de Tutela Antecipada para Suspensão de Leilão Extrajudicial de Imóvel com Base na Lei 9.514/97 e no CPC/2015

Publicado em: 27/03/2024 Direito Imobiliário

Ação de tutela antecipada em caráter antecedente proposta para suspender leilão extrajudicial de imóvel dado em garantia fiduciária, fundamentada nos artigos 300 e 303 do CPC/2015, artigo 5º, XXII, da Constituição Federal, e artigo 26 da Lei 9.514/1997. O autor, proprietário do imóvel, busca proteger seu direito de propriedade diante de recusa do réu em aceitar proposta de quitação integral do débito em atraso antes do leilão, argumentando boa-fé, função social do contrato e periculum in mora. Inclui jurisprudências e pedidos de urgência para suspensão do leilão e regularização da situação.

Acessar

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 29,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 39,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 39,96 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 119,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 32,48 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 194,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 24,90 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 349,90

Parcele em até 10x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.