Modelo de Embargos de Declaração: Pedido de Correção de Omissões e Contradições em Condenação por Ameaça (Art. 147, CP)

Publicado em: 08/10/2024 Constitucional Direito Penal Processo Penal
Embargos de declaração opostos por A. J. dos S., condenado pela prática do crime de ameaça (art. 147, CP), com fundamento no art. 619 do CPP, objetivando sanar omissão e contradição presentes na sentença de 1ª instância. O documento requer manifestação sobre o depoimento de testemunha que diverge da versão da vítima e aponta ausência de dolo específico na conduta do embargante, em respeito ao art. 93, IX, da CF/88. Inclui jurisprudências relevantes e pedido subsidiário de absolvição com base no art. 386, III, do CPP.

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

1. ENDEREÇAMENTO

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara Criminal da Comarca de [COMARCA] – Estado de [ESTADO]

2. IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES

A. J. dos S., brasileiro, solteiro, auxiliar de serviços gerais, portador do CPF nº XXX.XXX.XXX-XX, residente e domiciliado na Rua [endereço completo], endereço eletrônico: [email protected], por seu advogado infra-assinado, com escritório profissional situado na Rua [endereço do advogado], endereço eletrônico: [email protected], vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fulcro no CPP, art. 619, opor os presentes

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

em face da r. sentença proferida nos autos da ação penal nº [número do processo], pelos fundamentos de fato e de direito a seguir expostos.

3. SÍNTESE DA DECISÃO EMBARGADA

A respeitável sentença proferida por este Juízo de 1º Grau condenou o Embargante pela prática do crime previsto no CP, art. 147 (ameaça), com base em suposta conduta intimidatória contra a vítima M. F. de S. L.. A r. decisão fundamentou-se em depoimentos colhidos nos autos, desconsiderando elementos relevantes trazidos pela defesa, como a ausência de dolo específico e a inexistência de ameaça concreta.

4. TEMPESTIVIDADE

Os presentes embargos são tempestivos, tendo em vista que a sentença foi publicada em [data da publicação], iniciando-se o prazo legal de dois dias úteis, conforme dispõe o CPP, art. 619. Assim, o prazo final para interposição é [data final], sendo protocolado dentro do prazo legal.

5. DOS FATOS

O Embargante foi denunciado e posteriormente condenado pela prática do crime de ameaça, previsto no CP, art. 147, sob a alegação de que teria proferido palavras intimidatórias contra a vítima M. F. de S. L.. No entanto, durante a instrução processual, a defesa demonstrou que não houve intenção de causar temor ou mal injusto e grave, tampouco se verificou a materialidade da ameaça.

A r. sentença, contudo, deixou de analisar elementos essenciais da prova defensiva, como o depoimento da testemunha C. E. da S., que presenciou os fatos e afirmou não ter havido qualquer ameaça. Além disso, há contradição entre a fundamentação da sentença e o conteúdo dos autos, especialmente quanto à ausência de dolo específico.

6. DO DIREITO

Os embargos de declaração constituem instrumento processual adequado para sanar omissão, contradição, obscuridade ou ambiguidade na decisão judicial, conforme expressamente dispõe o CPP, art. 619:

“Aos acórdãos proferidos pelas Câmaras ou Turmas dos Tribunais será aplicável o disposto no art. 620. Caberão embargos de declaração, no prazo de dois dias, quando houver na sentença ou no acórdão ambiguidade, obscuridade, contradiçã"'>...

Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Legislação e Jurisprudência sobre o tema
Informações complementares

Simulação de Voto

I – Relatório

Trata-se de embargos de declaração opostos por A. J. dos S., com fundamento no artigo 619 do Código de Processo Penal, em face da respeitável sentença que o condenou pela prática do crime previsto no artigo 147 do Código Penal (ameaça), tendo por vítima M. F. de S. L.

O embargante alega, em síntese, a existência de omissão e contradição na sentença, notadamente quanto à análise do depoimento da testemunha C. E. da S., que teria afirmado não ter presenciado qualquer ameaça. Sustenta ainda a ausência de dolo específico na conduta imputada, motivo pelo qual requer o acolhimento dos embargos para fins de integração da decisão e, subsidiariamente, a absolvição com base no artigo 386, inciso III, do CPP.

II – Fundamentação

Inicialmente, verifico a tempestividade dos embargos, protocolados no prazo legal de dois dias úteis após a publicação da sentença, nos termos do artigo 619 do CPP.

Passo à análise do mérito.

O artigo 619 do Código de Processo Penal dispõe que cabem embargos de declaração quando houver na sentença omissão, obscuridade, contradição ou ambiguidade. No caso, entendo que assiste razão ao embargante quanto à alegada omissão na sentença.

A respeitável sentença deixou de apreciar, de forma expressa, o depoimento da testemunha C. E. da S., cuja narrativa diverge substancialmente da versão apresentada pela vítima. Tal testemunho é relevante e poderia, em tese, influenciar no convencimento do juízo quanto à existência do elemento subjetivo do tipo penal imputado, qual seja, o dolo específico de ameaçar.

A ausência de manifestação sobre elemento probatório relevante compromete a integral fundamentação da decisão judicial, em afronta ao artigo 93, inciso IX, da Constituição Federal de 1988, que estabelece o dever de motivação das decisões judiciais:

"Todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos, e fundamentadas todas as decisões, sob pena de nulidade."

Ademais, a sentença apresenta contradição ao afirmar que o réu “tinha a intenção de intimidar” sem indicar de forma clara os elementos probatórios que sustentam tal conclusão, o que também compromete a coerência da prestação jurisdicional.

Ressalto que os embargos de declaração não se prestam à rediscussão do mérito, mas, no presente caso, os vícios apontados — omissão e contradição — são formais e relevantes, aptos a justificar o acolhimento da medida.

Assim, reconheço que a sentença embargada contém omissão e contradição que devem ser sanadas, com a devida análise do depoimento da testemunha C. E. da S., bem como revisão da fundamentação quanto à existência de dolo específico.

Superada tal análise e considerando a ausência de comprovação inequívoca do dolo específico, elemento essencial para a configuração do crime de ameaça, entendo que não há provas suficientes para a condenação do réu, impondo-se a sua absolvição, com fundamento no artigo 386, inciso III, do Código de Processo Penal.

III – Dispositivo

Diante do exposto, com fundamento no artigo 93, inciso IX, da Constituição Federal, e artigo 619 do Código de Processo Penal, CONHEÇO e DOU PROVIMENTO aos embargos de declaração para sanar as omissões e contradições apontadas, e, em sede de efeitos infringentes, JULGO IMPROCEDENTE a pretensão punitiva estatal, ABSOLVENDO o réu A. J. dos S., com fundamento no artigo 386, inciso III, do Código de Processo Penal.

Publique-se. Registre-se. Intimem-se.

[Cidade], [Data]

_______________________________________
Nome do Magistrado
Juiz de Direito


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Modelo de Embargos de Declaração para Correção de Omissões e Contradições em Sentença Penal de Condenação por Ameaça

Modelo de Embargos de Declaração para Correção de Omissões e Contradições em Sentença Penal de Condenação por Ameaça

Publicado em: 13/10/2024 Constitucional Direito Penal Processo Penal

Modelo de embargos de declaração interposto contra sentença penal condenatória pelo crime de ameaça (art. 147 do Código Penal), com base no art. 619 do Código de Processo Penal (CPP). O documento alega omissão na análise de provas apresentadas pela defesa e contradição na proporcionalidade da pena imposta. Fundamenta-se nos princípios constitucionais do contraditório, ampla defesa e individualização da pena, bem como na exigência de fundamentação das decisões judiciais (art. 93, IX, da Constituição Federal). Contém pedidos de reapreciação da dosimetria da pena, exclusão de condições restritivas desproporcionais e prequestionamento para fins de eventual recurso.

Acessar

Modelo de Embargos de Declaração para Sanar Omissões e Contradições em Decisão Judicial no Juizado Especial Cível

Modelo de Embargos de Declaração para Sanar Omissões e Contradições em Decisão Judicial no Juizado Especial Cível

Publicado em: 28/01/2025 Constitucional Direito Penal Processo Penal

Modelo de petição de embargos de declaração interposto perante o Juizado Especial Cível, com fundamento no art. 1.022 do CPC/2015. O documento visa sanar omissões e contradições presentes em decisão judicial, abordando questões como o direito à nova impugnação após reforço de penhora, a ilegitimidade da parte embargada para cobrança de parcelas, a ausência de comprovação de representação por advogado para honorários advocatícios e a violação ao princípio da inafastabilidade da jurisdição. Inclui embasamento doutrinário e jurisprudencial.

Acessar

Modelo de Contrarrazões aos Embargos de Declaração: Rejeição de Embargos Protelatórios e Aplicação de Multa

Modelo de Contrarrazões aos Embargos de Declaração: Rejeição de Embargos Protelatórios e Aplicação de Multa

Publicado em: 07/11/2023 Constitucional Direito Penal Processo Penal

Contrarrazões apresentadas pelo embargado em face dos embargos de declaração interpostos pelo embargante, com fundamento no art. 1.023 do CPC/2015, defendendo a inexistência de omissões, obscuridades ou contradições na sentença atacada. Requer a rejeição dos embargos e a aplicação de multa conforme art. 1.026, §2º, do CPC, em caso de embargos manifestamente protelatórios, além da condenação do embargante ao pagamento de custas processuais e honorários advocatícios. Inclui citação de jurisprudências relevantes que sustentam a argumentação.

Acessar

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 29,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 39,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 39,96 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 119,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 32,48 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 194,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 24,90 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 349,90

Parcele em até 10x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.