Modelo de Pedido de Habeas Corpus com Liminar por Excesso de Prazo e Ausência de Provas no STJ
Publicado em: 29/06/2024 Direito PenalEXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO RELATOR DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA
HABEAS CORPUS COM PEDIDO LIMINAR
PREÂMBULO
Impetrante: [Nome do Advogado ou Parte], brasileiro(a), estado civil, inscrito(a) na OAB sob o nº [número], com endereço profissional na [endereço completo], endereço eletrônico [email]. Paciente: [Nome do Paciente], brasileiro(a), estado civil, profissão, portador(a) do RG nº [número] e CPF nº [número], atualmente recolhido(a) no [local de custódia]. Autoridade Coatora: [Nome da Autoridade Coatora], responsável pelo ato que ensejou o presente constrangimento ilegal.
Com fundamento no art. 5º, inciso LXVIII, da Constituição Federal de 1988, e nos arts. 647 e 648 do Código de Processo Penal, vem à presença de Vossa Excelência impetrar o presente HABEAS CORPUS, com pedido liminar, em favor do Paciente acima qualificado, em razão de constrangimento ilegal decorrente de excesso de prazo na instrução criminal e ausência de provas concretas da imputação do crime, conforme os fatos e fundamentos a seguir expostos.
DOS FATOS
O Paciente encontra-se preso preventivamente desde [data da prisão], sob a acusação de [descrever o crime imputado]. Contudo, até o presente momento, a instrução criminal não foi concluída, configurando evidente excesso de prazo, em violação ao princípio da razoável duração do processo, previsto no art. 5º, inciso LXXVIII, da Constituição Federal de 1988.
Ademais, a denúncia apresentada contra o Paciente carece de provas concretas que demonstrem a sua participação no delito imputado. A acusação baseia-se exclusivamente em [descrever, por exemplo, depoimentos contraditórios, ausência de elementos materiais, etc.], o que não é suficiente para justificar a manutenção da prisão preventiva.
Tal situação configura constrangimento ilegal, uma vez que o Paciente está privado de sua liberdade sem que haja elementos probatórios mínimos que justifiquem a medida extrema, além de estar submetido a uma instrução criminal que se arrasta por tempo excessivo.
DO DIREITO
O art. 5º, inciso LXVIII, da Constituição Federal de 1988, assegura o direito ao habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder. No caso em tela, o constrangimento ilegal decorre de dois fatores: o exce"'>...