Modelo de Habeas Corpus com Pedido Liminar para Aplicação de Minorante no Crime de Tráfico de Drogas

Publicado em: 02/07/2024 Direito Penal
Este documento trata de um pedido de habeas corpus com solicitação de medida liminar, fundamentado na Constituição Federal de 1988 e no Código de Processo Penal, em favor de um paciente condenado pelo crime de tráfico de drogas. A ação questiona a decisão judicial que afastou a aplicação da minorante prevista no artigo 33, §4º, da Lei 11.343/2006, com base exclusivamente na quantidade de drogas apreendidas, contrariando jurisprudência consolidada do STF e STJ. O advogado requer a concessão da liminar para aplicação da minorante, redução da pena e correção de ilegalidade cometida em violação aos princípios da proporcionalidade e individualização da pena.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO [INSERIR ESTADO]

HABEAS CORPUS COM PEDIDO LIMINAR

Impetrante: [Nome do Advogado, OAB/UF, endereço eletrônico]

Paciente: [Nome do Paciente]

Autoridade Coatora: MM. Juiz de Direito da [Vara Criminal da Comarca de ...]

PREÂMBULO

O advogado que esta subscreve, devidamente qualificado, com fundamento no artigo 5º, inciso LXVIII, da Constituição Federal de 1988, e nos artigos 647 e seguintes do Código de Processo Penal (CPP), vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, impetrar o presente HABEAS CORPUS, com pedido liminar, em favor do paciente [Nome do Paciente], contra ato ilegal praticado pelo MM. Juiz de Direito da [Vara Criminal da Comarca de ...], que, ao sentenciar o paciente, deixou de aplicar a minorante prevista no artigo 33, §4º, da Lei 11.343/2006, com base exclusivamente na quantidade de drogas apreendidas, em flagrante violação à jurisprudência consolidada.

DOS FATOS

O paciente foi condenado pela prática do crime de tráfico de drogas, previsto no artigo 33, caput, da Lei 11.343/2006. Na sentença, o MM. Juiz reconheceu que o paciente é primário, possui residência fixa e exerce profissão lícita, preenchendo, portanto, os requisitos objetivos para a aplicação da causa de diminuição de pena prevista no artigo 33, §4º, da Lei 11.343/2006.

Contudo, a referida minorante foi afastada sob o argumento de que a quantidade de drogas apreendidas seria suficiente para justificar a não aplicação do benefício. Tal decisão contraria a jurisprudência consolidada dos tribunais superiores, que entendem que a quantidade de drogas, por si só, não pode ser o único fundamento para afastar a aplicação da minorante.

DO DIREITO

A decisão que afastou a aplicação da minorante prevista no artigo 33, §4º, da Lei 11.343/2006, viola o princípio da individualização da pena, previsto no artigo 5º, inciso XLVI, da Constituição Federal de 1988. A quantidade de drogas apreendidas, isoladamente, não pode ser utilizada como único critério para afastar a causa de diminuição de pena, conforme entendimento consolidado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF).

O artigo 33, §4º, da Lei 11.343/2006, estabelece que o juiz poderá reduzir a pena de 1/6 a 2/3, desde que o agente seja primário, de bons antecedentes, não se dedique a atividades criminosas nem integre organização criminosa. No caso em tela, todos os requisitos objetivos "'>...

Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Legislação e Jurisprudência sobre o tema
Informações complementares

Simulação de Voto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO [INSERIR ESTADO]

HABEAS CORPUS COM PEDIDO LIMINAR

Impetrante: [Nome do Advogado, OAB/UF, endereço eletrônico]

Paciente: [Nome do Paciente]

Autoridade Coatora: MM. Juiz de Direito da [Vara Criminal da Comarca de ...]

Voto do Magistrado

1. Relatório

Trata-se de habeas corpus impetrado por [Nome do Advogado], em favor de [Nome do Paciente], contra ato praticado pelo MM. Juiz de Direito da [Vara Criminal da Comarca de ...], que afastou a aplicação da causa de diminuição de pena prevista no artigo 33, §4º, da Lei 11.343/2006, com base exclusivamente na quantidade de drogas apreendidas.

Alega o impetrante que o paciente preenche os requisitos objetivos e subjetivos para a aplicação da referida minorante, como reconhecido na própria sentença. Defende, ainda, que a decisão viola o princípio da individualização da pena, previsto no artigo 5º, inciso XLVI, da Constituição Federal de 1988.

2. Fundamentação

O artigo 93, inciso IX, da Constituição Federal de 1988, determina que todas as decisões judiciais sejam fundamentadas, sob pena de nulidade. Nesse contexto, passo à análise do caso concreto.

A sentença proferida pelo MM. Juiz de Direito afastou a aplicação do artigo 33, §4º, da Lei 11.343/2006, sob o argumento exclusivo de que a quantidade de drogas apreendidas seria suficiente para justificar tal afastamento. Contudo, tal entendimento contraria a jurisprudência consolidada do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconhecem que a quantidade de drogas, isoladamente, não pode ser o único critério para afastar a aplicação da minorante.

O princípio da individualização da pena, previsto no artigo 5º, inciso XLVI, da Constituição Federal, exige a análise criteriosa de cada elemento do caso concreto. No caso em tela, é inquestionável que o paciente é primário, possui bons antecedentes, residência fixa e exerce atividade lícita. Assim, preenche todos os requisitos legais para a aplicação da causa de diminuição de pena.

Ademais, a jurisprudência dos Tribunais Superiores reforça o entendimento de que a quantidade de drogas deve ser analisada em conjunto com outros elementos concretos, como as condições pessoais do agente e as circunstâncias do delito.

3. Decisão

Ante o exposto, com base no artigo 5º, incisos XLVI e LXVIII, da Constituição Federal de 1988, e no artigo 33, §4º, da Lei 11.343/2006, voto por CONCEDER A ORDEM DE HABEAS CORPUS para determinar a aplicação da minorante prevista no artigo 33, §4º, da Lei 11.343/2006, com a consequente redução da pena do paciente, nos termos da lei.

Determino, ainda, que a autoridade coatora seja notificada para dar cumprimento imediato à presente decisão, com a intimação do Ministério Público para ciência.

[Local], [Data].

____________________________
[Nome do Magistrado]
Desembargador Relator


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Modelo de Resposta à Acusação de Tráfico de Drogas com Pedido de Absolvição Sumária ou Desclassificação para Posse para Uso Pessoal

Modelo de Resposta à Acusação de Tráfico de Drogas com Pedido de Absolvição Sumária ou Desclassificação para Posse para Uso Pessoal

Publicado em: 25/11/2024 Direito Penal

Modelo de Resposta à Acusação de tráfico de drogas em que o acusado contesta as alegações de comercialização de substâncias ilícitas, argumentando que a droga apreendida era destinada ao consumo próprio. A defesa pede a absolvição sumária por ausência de provas suficientes que caracterizem o tráfico, ou, subsidiariamente, a desclassificação para posse para uso pessoal. O modelo aborda a falta de elementos típicos do tráfico, como balança de precisão ou dinheiro, e enfatiza a ausência de comportamento suspeito no momento da abordagem.

Acessar

Modelo de Alegações Finais em Processo Criminal - Defesa de Acusado por Tráfico de Drogas

Modelo de Alegações Finais em Processo Criminal - Defesa de Acusado por Tráfico de Drogas

Publicado em: 03/04/2025 Direito Penal

Apresentação de alegações finais em processo criminal envolvendo acusação de tráfico de drogas (Lei 11.343/2006, art. 33, caput). A defesa argumenta pela ausência de provas concretas que demonstrem a prática do tráfico, solicitando a absolvição do réu com base no CPP, art. 386, VII, ou, subsidiariamente, a desclassificação para posse de drogas para consumo pessoal (Lei 11.343/2006, art. 28, caput). O documento destaca fundamentos jurídicos, análise de provas e jurisprudências relevantes para a defesa.

Acessar

Modelo de Agravo em Recurso Extraordinário Criminal: Pleito pela Reconhecimento do Tráfico Privilegiado e Violação de Princípios Constitucionais

Modelo de Agravo em Recurso Extraordinário Criminal: Pleito pela Reconhecimento do Tráfico Privilegiado e Violação de Princípios Constitucionais

Publicado em: 31/03/2025 Direito Penal

O documento apresenta um agravo em recurso extraordinário criminal interposto por A. P. da S. J., condenado pelo crime de tráfico de drogas. O agravante busca a reforma de decisão que negou seguimento ao recurso extraordinário no STJ, alegando violação de princípios constitucionais como ampla defesa, contraditório e individualização da pena. O pleito baseia-se na aplicação do tráfico privilegiado (Lei 11.343/2006, art. 33, § 4º), considerando que o réu é primário, possui bons antecedentes e não se dedica a atividades criminosas. O documento cita fundamentos constitucionais (CF/88, art. 5º, LIV e LV) e jurisprudências pertinentes, requerendo análise pelo STF.

Acessar

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 29,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 39,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 39,96 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 119,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 32,48 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 194,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 24,90 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 349,90

Parcele em até 10x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.