Modelo de Impugnação ao Cumprimento de Sentença para Redução de Pensão Alimentícia em Razão de Alteração de Capacidade Financeira
Publicado em: 06/02/2025 CivelProcesso Civil FamiliaEXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE __________
Processo nº: [inserir número do processo]
Impugnante: L. C. F. T.
Impugnado: G. F. P.
IMPUGNAÇÃO AO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA
O impugnante, L. C. F. T., já devidamente qualificado nos autos do processo em epígrafe, por intermédio de seu advogado que esta subscreve, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no CPC/2015, art. 525, apresentar a presente IMPUGNAÇÃO AO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:
PREÂMBULO
O presente incidente tem como objetivo a revisão do valor da obrigação alimentar fixada em um salário mínimo, considerando a atual situação de desemprego e idade avançada do impugnante, que impossibilitam o cumprimento do encargo nos moldes originalmente pactuados.
DOS FATOS
O impugnante, L. C. F. T., é idoso e encontra-se atualmente desempregado, sem qualquer fonte de renda fixa. A obrigação alimentar foi fixada em um salário mínimo mensal em acordo firmado no ano de 2020. Contudo, a realidade financeira do impugnante sofreu alterações significativas desde então, tornando inviável o cumprimento do valor estipulado.
O impugnante, apesar de todos os esforços, não possui condições de arcar com o valor de um salário mínimo sem comprometer sua própria subsistência, motivo pelo qual pleiteia a redução da obrigação alimentar para 20% do salário mínimo, valor que se mostra mais condizente com sua atual capacidade financeira.
DO DIREITO
A obrigação alimentar deve ser fixada observando-se o binômio necessidade-possibilidade, conforme previsto no CCB/2002, art. 1.694. Tal princípio visa equilibrar as necessidades do alimentando com as possibilidades financeiras do alimentante.
Nos termos do CCB/2002, art. 1.699, é possível a revisão do valor da pensão alimentícia quando houver alteração na situação financeira de qualquer das partes. No caso em tela, a situação de desemprego e a idade avançada do impugnante configuram mudança significativa em sua capacidade contributiva, justificando a redução do valor da obrigação alimentar.
Ademais, o CPC/2015, art. 833, §2º, prevê a possibilidade de penhora de proventos de aposentadoria ou remuneração para pagamento de pensão alimentícia, desde que respeitad"'>...