Modelo de Mandado de Segurança com Pedido Liminar para Liberação de Veículo Indevidamente Retido pelo DETRAN

Publicado em: 25/11/2024 Administrativo Trânsito
Modelo de mandado de segurança com pedido liminar, fundamentado no artigo 5º, LXIX, da Constituição Federal e na Lei 12.016/09, em face do DETRAN. O documento pleiteia a liberação de veículo apreendido ilegalmente, mesmo após o pagamento do licenciamento, devido à demora na compensação bancária. O pedido inclui a isenção de taxas de estadia e guincho e requer a análise de ilegalidades administrativas e abuso de poder da autoridade coatora.

MANDADO DE SEGURANÇA COM PEDIDO LIMINAR

PREÂMBULO

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara da Comarca de __________.

(NOME COMPLETO DO IMPETRANTE), brasileiro, estado civil, profissão, portador do RG nº ______ e CPF nº ______, residente e domiciliado na Rua ______, nº ______, Bairro ______, Cidade ______, Estado ______, CEP ______, endereço eletrônico ______, por meio de seu advogado que esta subscreve (instrumento de mandato anexo), com escritório profissional localizado na Rua ______, nº ______, Bairro ______, Cidade ______, Estado ______, CEP ______, endereço eletrônico ______, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no art. 5º, LXIX, da CF/88 e na Lei 12.016/09, impetrar o presente:

MANDADO DE SEGURANÇA COM PEDIDO LIMINAR

Em face do DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO (DETRAN), representado por sua autoridade coatora, com endereço na Rua ______, nº ______, Bairro ______, Cidade ______, Estado ______, CEP ______, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos.

DOS FATOS

No dia 19/11/2024, às 12h15, o veículo de propriedade do Impetrante foi apreendido durante uma blitz policial, sob a justificativa de que o licenciamento do veículo não estava em dia. O veículo foi guinchado e levado ao pátio do DETRAN, conforme consta no documento "Auto de Recolha de Veículo" (anexo).

Contudo, o Impetrante já havia realizado o pagamento do licenciamento no mesmo dia, às 10h27min54s, conforme comprovado pelo recibo de pagamento (anexo). Apesar de ter apresentado o comprovante ao policial responsável, o veículo foi apreendido, sob a alegação de que o pagamento ainda não constava no sistema do DETRAN, em razão da demora na compensação bancária.

Posteriormente, o Impetrante tentou liberar o veículo, seguindo as instruções da autoridade policial. No entanto, o DETRAN exige que apenas o proprietário registrado no documento do veículo realize a retirada. Ocorre que o Impetrante está litigando judicialmente para transferir a propriedade do veículo para seu nome, em razão do falecimento do antigo proprietário antes da conclusão da transferência (Processo nº 1009935-7.2024.8.26.0099).

Assim, o veículo permanece ilegalmente retido no pátio do DETRAN, gerando custos indevidos de estadia e guincho, além de causar prejuízos ao Impetrante, que necessita do bem para sua locomoção e atividades diárias.

DO DIREITO

O presente Mandado de Segurança visa proteger o direito líquido e certo do Impetrante, que foi violado pela apreensão ilegal de seu veículo. Conforme dispõe o art. 5º, LXIX, da CF/88, o mandado de segurança é cabível para proteger direito líquido e certo, quando não amparado por habeas corpus ou habeas data, sempre que houver ilegalidade ou abuso de poder por parte de autoridade pública.

A apreensão do veículo foi realizada de forma arbitrária, uma vez que o pagamento do licenciamento já havia sido efetuado antes da abor"'>...

Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Legislação e Jurisprudência sobre o tema
Informações complementares

Simulação de Voto

Voto do Magistrado

Trata-se de Mandado de Segurança impetrado por (NOME COMPLETO DO IMPETRANTE) contra ato do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), pleiteando a liberação imediata do veículo apreendido, a isenção de taxas de estadia e guincho, bem como a declaração de ilegalidade do ato administrativo.

Com base nos fatos e fundamentos apresentados, passa-se à análise.

Da Fundamentação

Conforme dispõe o art. 93, IX, da Constituição Federal de 1988, "todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos, e fundamentadas todas as decisões, sob pena de nulidade". Assim, cumpre analisar os fatos sob a ótica da Constituição e da legislação aplicável.

O art. 5º, LXIX, da CF/88 prevê o cabimento do mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, quando não amparado por habeas corpus ou habeas data, sempre que houver ilegalidade ou abuso de poder por parte de autoridade pública. No presente caso, restou demonstrado que o veículo do Impetrante foi apreendido mesmo após o pagamento do licenciamento, em razão de atraso na atualização do sistema do DETRAN.

A alegação do Impetrante encontra amparo na documentação apresentada, que comprova o pagamento do licenciamento antes da abordagem policial. A demora na compensação bancária e no processamento do sistema não pode ser imputada ao cidadão, sob pena de violação ao princípio da razoabilidade. Além disso, a retenção do veículo atenta contra o direito de propriedade, garantido pelo art. 5º, XXII, da CF/88.

Quanto à exigência de que apenas o proprietário registrado no documento do veículo realize a retirada, verifica-se que tal restrição é desarrazoada, especialmente considerando que o Impetrante já está litigando judicialmente para regularizar a transferência de propriedade, conforme demonstrado nos autos.

Ademais, a cobrança de taxas de estadia e guincho é indevida, uma vez que decorre de ato administrativo ilegal. Não se pode admitir que o administrado seja penalizado por falhas ou abusos da Administração Pública.

Da Jurisprudência

A jurisprudência pátria também converge no sentido de proteger direitos líquidos e certos em casos semelhantes. A título de exemplo, destacam-se os seguintes precedentes:

  • TJSP (11ª Câmara de Direito Privado) - Mandado de Segurança Cível Acórdão/TJSP - "Embora não se cogite de desobediência ou resistência, cogita-se de violação a direito líquido e certo do impetrante. Mandado de segurança julgado procedente, confirmando-se a liminar."
  • TJSP (21ª Câmara de Direito Privado) - Mandado de Segurança Cível Acórdão/TJSP - "Verificada a ofensa a direito líquido e certo do impetrante. ORDEM CONCEDIDA."

Do Dispositivo

Ante o exposto, conheço do mandado de segurança, e no mérito, JULGO PROCEDENTE o pedido, com fundamento no art. 5º, LXIX, da CF/88 e na Lei 12.016/09, para:

  1. Determinar a imediata liberação do veículo do pátio do DETRAN, independentemente da apresentação de documentos pelo proprietário registrado;
  2. Declarar a isenção do pagamento das taxas de estadia e guincho;
  3. Reconhecer a ilegalidade da apreensão do veículo, confirmando a liminar anteriormente deferida;
  4. Condenar a autoridade coatora ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios, salvo se houver deferimento da gratuidade da justiça.

Publique-se, registre-se e intime-se. Após o trânsito em julgado, arquivem-se os autos.

Local e data.

___________________________
Magistrado


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Modelo de Ação de Obrigação de Fazer para Baixa de Veículo Furtado há Mais de 20 Anos

Modelo de Ação de Obrigação de Fazer para Baixa de Veículo Furtado há Mais de 20 Anos

Publicado em: 19/09/2024 Administrativo Trânsito

Petição inicial de ação contra o DETRAN para baixa de veículo furtado há mais de 20 anos e extinção das cobranças de licenciamento e IPVA.

Acessar

Modelo de Representação Judicial para Desvinculação de Débitos de IPVA Anteriores à Aquisição do Veículo

Modelo de Representação Judicial para Desvinculação de Débitos de IPVA Anteriores à Aquisição do Veículo

Publicado em: 20/11/2024 Administrativo Trânsito

A presente representação judicial busca a desvinculação dos débitos de IPVA vinculados a um veículo de propriedade do requerente, uma vez que tais débitos são oriundos de época anterior à aquisição do bem. A cobrança indevida tem impedido a regularização do veículo junto ao DETRAN/SE, afetando diretamente o direito à propriedade do requerente e comprometendo o uso do veículo para suas atividades diárias. O pedido também solicita a inclusão do Estado de Sergipe no polo passivo, por ser o ente responsável pela cobrança do tributo.

Acessar

Modelo de Ação de Obrigação de Fazer com Indenização por Danos Morais Contra o DETRAN-PA por Reboque Indevido e Danos em Veículo

Modelo de Ação de Obrigação de Fazer com Indenização por Danos Morais Contra o DETRAN-PA por Reboque Indevido e Danos em Veículo

Publicado em: 20/10/2023 Administrativo Trânsito

Petição inicial de Ação de Obrigação de Fazer cumulada com Indenização por Danos Morais, movida por J. P. da S. contra o Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Pará (DETRAN-PA). O Autor relata o reboque arbitrário de seu veículo, sem irregularidades ou débitos pendentes, seguido da cobrança indevida de taxas e entrega do veículo com danos estruturais. Fundamenta-se na responsabilidade civil objetiva do Estado (art. 37, §6º, da Constituição Federal) e no art. 186 do Código Civil. Requer ressarcimento de valores pagos indevidamente, indenização por danos morais no valor de R$ 10.000,00 e custas processuais.

Acessar

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 19,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 29,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 26,63 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 79,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 21,65 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 129,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 15,70 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 219,90

Parcele em até 6x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.