Modelo de Manifestação em Ação de Usucapião Ordinário para Reconhecimento de Propriedade com Base na Posse Mansa e Pacífica por Mais de 10 Anos

Publicado em: 02/04/2025 CivelProcesso Civil Direito Imobiliário
Documento jurídico em que o requerente, Fulano de Tal, apresenta manifestação em ação de usucapião ordinário, pleiteando o reconhecimento judicial da propriedade de imóvel localizado em Garça/SP. A petição destaca o cumprimento dos requisitos legais previstos no CCB/2002, art. 1.242, como posse contínua, mansa, pacífica e de boa-fé por mais de 10 anos. O documento também relata a ausência de contestação dos requeridos e demais interessados, além de citar jurisprudências relevantes que reforçam o pedido.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE GARÇA/SP

Processo nº: 0000000-00.2024.8.26.0000

Requerente: Fulano de Tal

Requeridos: D. A. P. e A. M. dos S. P.

MANIFESTAÇÃO

Fulano de Tal, já qualificado nos autos do processo em epígrafe, por intermédio de seu advogado, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, apresentar a presente MANIFESTAÇÃO, nos termos que seguem:

PREÂMBULO

Conforme certidão de cartório expedida em 23/01/2025, restou certificado que:

  • Aos 08/11/2024, decorreu o prazo legal em relação às citações dos requeridos D. A. P. e A. M. dos S. P., bem como dos atuais confrontantes L. C. de M. e L. A. A. (herdeira de N. e A., pais falecidos), sem que houvesse a apresentação de contestação.
  • Aos 19/12/2024, decorreu o prazo em relação à intimação da União e da Fazenda do Estado de São Paulo, sem que houvesse manifestação acerca de eventual interesse na causa.
  • O Município de Garça manifestou-se às fls. 119/121, declarando não haver interesse na causa, exceto quanto ao recebimento de crédito tributário.
  • Até a presente data, não houve a citação da confrontante L.. A. de S., conforme fls. 105.

Diante do exposto, passa-se à análise dos fatos e fundamentos jurídicos que embasam o pleito do requerente.

DOS FATOS

O requerente ajuizou a presente ação de usucapião ordinário, pleiteando o reconhecimento da propriedade do imóvel situado na Rua X, nº Y, Bairro Z, Município de Garça/SP, com base na posse mansa, pacífica, ininterrupta e com animus domini exercida por mais de 10 (dez) anos, conforme previsto no CCB/2002, art. 1.242.

Os requeridos e confrontantes foram devidamente citados, conforme certidão de fls. 83/84, 94, 104/105, e não apresentaram contestação no prazo legal. A União e a Fazenda do Estado de São Paulo também foram intimadas e não manifestaram interesse na causa. O Município de Garça, por sua vez, declarou que não possui interesse na demanda, exceto quanto ao crédito tributário.

Assim, verifica-se que, até o momento, não há qualquer oposição ao pedido formulado pelo requerente, o que reforça a procedência da ação.

DO DIREITO

A usucapião ordinária está prevista no CCB/2002, art. 1.242, que dispõe:

CCB/2002, art. 1.242: Adquire também a propriedade do imóvel aquele que, contínua e incontestadamente, com justo título e boa-fé, o possuir por 10 (dez) anos.

No caso em tela, o requerente demonstrou o preenchimento de todos os requisitos legais para a aquisição da propriedade por usucapião ordinário, a saber:

  • Posse contínua e incontestada: O requerente exerce a posse do imóvel de forma ininterrupta e sem oposição há mais de 10 (dez) anos.
  • ...

    Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Informações complementares

Simulação de Voto

Relatório

Trata-se de ação de usucapião ordinário ajuizada por Fulano de Tal, visando ao reconhecimento da propriedade do imóvel localizado na Rua X, nº Y, Bairro Z, Município de Garça/SP, com fundamento no CCB/2002, art. 1.242, em razão da posse mansa, pacífica, ininterrupta e com animus domini exercida por mais de 10 (dez) anos.

Os requeridos e confrontantes foram regularmente citados e não apresentaram contestação no prazo legal. A União e a Fazenda do Estado de São Paulo, devidamente intimadas, manifestaram desinteresse na causa, conforme certidão de cartório. O Município de Garça, por sua vez, declarou ausência de interesse, salvo com relação a crédito tributário.

Até o momento, não houve oposição ao pedido, sendo que os requisitos legais para a usucapião ordinária foram devidamente demonstrados nos autos.

Fundamentação

1. Dos Fatos e do Direito

A usucapião ordinária está prevista no CCB/2002, art. 1.242, que assim dispõe:

CCB/2002, art. 1.242: Adquire também a propriedade do imóvel aquele que, contínua e incontestadamente, com justo título e boa-fé, o possuir por 10 (dez) anos.

No caso em análise, o requerente demonstrou o preenchimento de todos os requisitos legais para a aquisição da propriedade por usucapião ordinário, a saber:

  • Posse contínua e incontestada: Comprovada por mais de 10 (dez) anos, sem oposição.
  • Justo título e boa-fé: Possui fundamento legal e documental, como demonstrado nos autos.

A ausência de manifestação dos requeridos e a declaração de desinteresse por parte da União, da Fazenda Estadual e do Município reforçam a procedência do pedido inicial.

2. Fundamento Constitucional

O julgamento do presente caso está em conformidade com o princípio da fundamentação das decisões judiciais, previsto na CF/88, art. 93, IX, que exige que toda decisão seja pública e devidamente motivada.

No caso em tela, a análise dos fatos e do direito aplicável conduz à conclusão de que o requerente faz jus ao reconhecimento da propriedade do imóvel por usucapião ordinário.

3. Jurisprudência

A jurisprudência dos tribunais pátrios tem reconhecido a procedência de ações de usucapião quando preenchidos os requisitos legais. Destacam-se as seguintes decisões:

1. AÇÃO DE USUCAPIÃO

EMENTA: Modo originário de aquisição da propriedade. Requisitos legais: Coisa hábil («res habilis») ou suscetível de usucapião, posse («possessio»), decurso do tempo («tempus»). [...] Sentença anulada. RECURSO PROVIDO.

TJSP (8ª Câmara de Direito Privado) - Apelação Cível Acórdão/TJSP - São Manuel - Rel.: Des. Salles Rossi - J. em 10/12/2024.

2. APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO DE USUCAPIÃO EXTRAORDINÁRIA

EMENTA: A usucapião extraordinária exige comprovação de posse contínua, mansa, pacífica e ininterrupta com animus domini. [...] Sentença de improcedência mantida.

TJSP (3ª Câmara de Direito Privado) - Apelação Cível Acórdão/TJSP - São Paulo - Rel.: Des. Mário Chiuvite Júnior - J. em 17/02/2025.

Dispositivo

Ante o exposto, com base na CF/88, art. 93, IX e no CCB/2002, art. 1.242, julgo procedente o pedido formulado por Fulano de Tal, para:

  1. Reconhecer a aquisição da propriedade do imóvel situado na Rua X, nº Y, Bairro Z, Município de Garça/SP, por usucapião ordinário;
  2. Determinar a expedição de mandado para registro da propriedade no Cartório de Registro de Imóveis competente;
  3. Condenar os requeridos ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios, caso venham a opor resistência futura.

Publique-se. Registre-se. Intime-se.

Garça/SP, 23 de janeiro de 2025.

Juiz de Direito


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Modelo de Contestação em Ação de Usucapião: Defesa com Fundamentação Jurídica e Argumentação de Ausência de Requisitos Legais

Modelo de Contestação em Ação de Usucapião: Defesa com Fundamentação Jurídica e Argumentação de Ausência de Requisitos Legais

Publicado em: 17/09/2024 CivelProcesso Civil Direito Imobiliário

Contestação apresentada pelo réu em ação de usucapião, fundamentada na ausência de posse qualificada e nos requisitos legais exigidos pelo Código Civil para o reconhecimento do domínio. O documento detalha a defesa com base na inexistência de posse contínua, mansa, pacífica e com animus domini por parte do autor, além de argumentar a insuficiência de provas apresentadas e jurisprudências que corroboram a tese. Inclui pedidos de improcedência da ação, condenação do autor em custas e honorários, e produção de provas.

Acessar

Modelo de Oposição à Ação de Usucapião Extraordinário com Fundamentação Jurídica Baseada no CPC/2015 e Código Civil

Modelo de Oposição à Ação de Usucapião Extraordinário com Fundamentação Jurídica Baseada no CPC/2015 e Código Civil

Publicado em: 01/04/2025 CivelProcesso Civil Direito Imobiliário

Ação de oposição apresentada por terceiro interessado em face de uma Ação de Usucapião Extraordinário, fundamentada no CPC/2015, art. 682. O documento expõe a legitimidade da posse do Opoente sobre o imóvel em disputa, descrevendo os fatos que comprovam a posse contínua, mansa e pacífica, além de apontar a ausência de requisitos legais preenchidos pela Autora da ação de usucapião. Contém pedidos de processamento da oposição, suspensão da ação principal, reconhecimento da posse do Opoente, condenação em custas e honorários, e requerimentos para produção de provas e audiência de conciliação.

Acessar

Modelo de Ação de Usucapião Extraordinária: Reconhecimento de Propriedade por Posse Mansa, Pacífica e Ininterrupta

Modelo de Ação de Usucapião Extraordinária: Reconhecimento de Propriedade por Posse Mansa, Pacífica e Ininterrupta

Publicado em: 26/01/2024 CivelProcesso Civil Direito Imobiliário

Petição inicial de ação de usucapião extraordinária visando o reconhecimento de propriedade de imóvel pelo Requerente, que exerce posse mansa, pacífica e ininterrupta há mais de 20 anos, com fundamento nos artigos 1.238, 1.239 e 1.240 do Código Civil de 2002 e no artigo 5º, XXIII da Constituição Federal de 1988, destacando o cumprimento da função social da propriedade. A peça inclui análise doutrinária, jurisprudências relevantes e pedidos para citação do Requerido, produção de provas e procedência da ação.

Acessar

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 29,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 39,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 39,96 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 119,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 32,48 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 194,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 24,90 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 349,90

Parcele em até 10x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.