Modelo de Manifestação sobre Competência Territorial em Ação de Prestação de Contas Envolvendo Administração de Aluguéis de Imóveis Após Divórcio
Publicado em: 28/08/2024 CivelProcesso Civil FamiliaMANIFESTAÇÃO SOBRE COMPETÊNCIA TERRITORIAL
ExcelentÃssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara CÃvel da Comarca de __________
Processo nº: __________
Nome do Requerido: A. J. dos S.
Nome do Requerente: M. F. de S. L.
PREÂMBULO
O Requerido, A. J. dos S., já devidamente qualificado nos autos do processo em epÃgrafe, por intermédio de seu advogado, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, apresentar MANIFESTAÇÃO SOBRE COMPETÊNCIA TERRITORIAL, nos termos do Código de Processo Civil de 2015, art. 46, pelos fundamentos de fato e de direito a seguir expostos.
DOS FATOS
Trata-se de ação de prestação de contas proposta pela Requerente, M. F. de S. L., em face do Requerido, A. J. dos S., em razão da administração dos aluguéis dos imóveis pertencentes ao casal, após a decretação do divórcio. O processo foi ajuizado na Comarca onde ocorreu o divórcio, sob o argumento de que seria o foro competente.
O Requerido, no entanto, reside em outra Comarca, onde também se encontram localizados os imóveis objeto da presente ação. Assim, entende-se que o foro competente para a tramitação do feito deve ser o domicÃlio do administrador ou o local onde se situam os bens, conforme será demonstrado a seguir.
DO DIREITO
Nos termos do CPC/2015, art. 46, a competência territorial para ações fundadas em direitos reais sobre bens imóveis é determinada pelo local onde se situam os bens. Ademais, o mesmo dispositivo prevê que, nas ações em que se discute obrigação pessoal, a competência será do foro de domicÃlio do réu.
O presente caso trata de ação de prestação de contas, que, embora não se enquadre diretamente como ação real, possui relação direta com os imóveis administrados pelo Requerido. Assim, é razoável que a competência territorial seja fixada no local onde se encontram os bens ou no domicÃlio do administrador, ou seja, o Requerido.
Ademais, a competência territorial é relativa, conforme estabelece o CPC/2015, ar"'>...Para ter acesso a Ãntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina: