Modelo de Modelos de Peças Processuais: Queixa-Crime por Injúria Qualificada (Idoso) e Impugnação à Queixa-Crime
Publicado em: 29/09/2024 Direito Penal Processo PenalMODELOS DE PEÇAS PROCESSUAIS
QUEIXA-CRIME E IMPUGNAÇÃO À QUEIXA-CRIME
MODELO 1: QUEIXA-CRIME (ART. 140, §3º, CP - INJÚRIA QUALIFICADA/IDOSO)
EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ª VARA CRIMINAL DA COMARCA DE [CIDADE/ESTADO]
QUERELANTE: [Nome completo do querelante], [qualificação completa: estado civil, profissão, CPF, endereço eletrônico, domicílio e residência].
QUERELADO: [Nome completo do querelado], [qualificação completa: estado civil, profissão, CPF, endereço eletrônico, domicílio e residência].
PREÂMBULO
[Nome do querelante], já qualificado, por meio de seu advogado, com endereço profissional indicado no rodapé, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no art. 140, §3º do Código Penal, bem como nos arts. 41 e 44 do Código de Processo Penal, propor a presente:
QUEIXA-CRIME
Em face de [nome do querelado], pelos fatos e fundamentos jurídicos a seguir expostos.
DOS FATOS
No dia [data], por volta das [hora], na [localização], o querelado proferiu ofensas injuriosas contra o querelante, utilizando-se de expressões depreciativas relacionadas à sua condição de pessoa idosa, tais como: "[citar as palavras proferidas, como exemplo: 'velho inútil', 'não deveria estar aqui, já passou da hora']".
As ofensas foram presenciadas por testemunhas e causaram profundo abalo à honra e dignidade do querelante, que, em razão de sua condição de idoso, encontra-se em situação de especial proteção, conforme disposto no Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003).
DO DIREITO
A conduta do querelado se amolda perfeitamente ao tipo penal previsto no art. 140, §3º do Código Penal, que dispõe:
"Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência: Pena - reclusão de um a três anos e multa."
Além disso, a proteção à dignidade da pessoa idosa encontra respaldo no art. 230 da Constituição Federal de 1988, que estabelece o dever de respeito e proteção aos idosos.
O querelado agiu com dolo específico, com o intuito de ofender a honra subjetiva do querelante, utilizando-se de expressões que atentam contra sua dignidade e decoro.
JURISPRUDÊNCIAS
Destaca-se o seguinte precedente:
"CORRETA A TIPIFICAÇÃO COMO QUALIFICADO NA FORMA DO ART. 140, §3º DO CÓDIGO PENAL - OFENSAS RELACIONADAS À CONDIÇÃO DE IDOSO - O APELANTE PROFERIU ÀS SEGUINTES INJÚRIAS: 'VELHA TEM QUE MORRER PARA DAR LUGAR PARA OS OUTROS', 'NÃO DEVERIA NEM ESTAR AQUI, JÁ PASSOU DA HORA', E OUTRAS MAIS OFENSIVAS À VÍTIMA." (TJRJ, Apelação 0018962-21.2018.8.19.0007, Rel. Des. Rosita Maria De Oliveira Netto, DJ 24/07/2024)
DOS PEDIDOS
Ante o exposto, requer:
- O recebimento da presente queixa-crime;
- A citação do querelado para responder aos termos da presente ação penal;
- A condenação do querelad"'>...
Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina: