Modelo de Pedido Correicional para Apuração de Irregularidades na Execução de Mandados Judiciais por Oficial de Justiça com Base nas Normas da Corregedoria Geral de Justiça e no CPC/2015
Publicado em: 09/12/2024 AdministrativoProcesso CivilPEDIDO CORREICIONAL
PREÂMBULO
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz Corregedor Permanente da Comarca de [indicar a comarca],
Notificante: [Nome completo da notificante, qualificação completa, CPF, endereço eletrônico, domicílio e residência]
Por meio da presente, a notificante, que atua em causa própria, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento nos arts. 386, 387 e 388 das Normas da Corregedoria Geral de Justiça do E. TJSP, bem como nos princípios da celeridade, economia processual e cooperação, requerer a instauração de pedido correicional, conforme os fatos e fundamentos jurídicos a seguir expostos.
DOS FATOS
No mês de setembro, a notificante constatou irregularidades na execução de mandados judiciais por parte do oficial de justiça designado para o caso. Apesar de o oficial de justiça alegar que não realizou nenhuma intimação, a notificante possui registros fotográficos e filmagens que comprovam que foram realizadas intimações pessoais a dois notificandos.
Ademais, o oficial de justiça não compareceu a todos os endereços indicados, tendo visitado apenas dois dos cinco locais mencionados nos mandados. Ele também se recusou a realizar intimações por hora certa, conforme previsto no CPC/2015, art. 252, mesmo após reiterados pedidos da notificante.
Os mandados permaneceram sob a posse do oficial de justiça por mais de três meses, sendo que ele compareceu aos locais apenas duas vezes, e isso somente após insistentes solicitações da notificante. O próprio oficial esclareceu que cada pagamento de mandado implica em três viagens, mas não cumpriu adequadamente suas obrigações.
O juízo intimou a Central de Mandados, que informou não haver mandados pendentes para devolução. Contudo, dois mandados já haviam sido devolvidos em junho, sob a alegação de que nada foi intimado.
DO DIREITO
O Código de Processo Civil de 2015, em seu art. 252, prevê a possibilidade de intimação por hora certa quando o oficial de justiça, após diligências, não encontrar o destinatário da intimação. Tal previsão visa garantir a efetividade do processo e evitar prejuízos às partes.
Além disso, as Normas da Corregedoria Geral de Justiça do E. TJSP, em seus arts. 386, 387 e 388, estabelecem que compete ao juízo a supervisão e o controle das atividades dos oficiais de justiça, garantindo que os atos processuais sejam realizados de forma diligente e eficiente, em consonância com os princípios da celeridade e economia processual.
O comportamento do oficial de justiça, ao não cumprir integralmente os mandados, ao se recusar a realizar intimações por hora"'>...