Modelo de Pedido de Autorização Judicial para Venda de Bens do Espólio, Quitação de Dívidas e Recolhimento do ITCMD sobre Patrimônio Líquido
Publicado em: 19/09/2024 Civel SucessãoEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ª VARA DE FAMÍLIA E SUCESSÕES DA COMARCA DE [LOCALIDADE]
Distribuição por dependência ao processo de inventário nº [número do processo]
REQUERENTE: [Nome completo do requerente], [estado civil], [profissão], portador do CPF nº [número] e RG nº [número], residente e domiciliado à [endereço completo], com endereço eletrônico [e-mail].
REQUERIDO: Espólio de [nome completo da falecida], representado por seu inventariante, [nome completo do inventariante], [estado civil], [profissão], portador do CPF nº [número] e RG nº [número], residente e domiciliado à [endereço completo], com endereço eletrônico [e-mail].
PREÂMBULO
O Requerente, na qualidade de herdeiro e parte legítima no processo de inventário em epígrafe, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento nos arts. 619 e 647 do CPC/2015, bem como no art. 1.997 do CCB/2002, requerer a autorização judicial para a venda dos bens deixados pela falecida e o pagamento do ITCMD pelo valor líquido da herança, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
DOS FATOS
A falecida, Sra. [nome completo da falecida], já viúva, deixou como herança dois veículos automotores, sendo eles:
- Veículo 1: [descrição completa do veículo, incluindo modelo, ano e placa];
- Veículo 2: [descrição completa do veículo, incluindo modelo, ano e placa].
Contudo, a falecida também deixou dívidas que, somadas, aproximam-se do valor total dos bens deixados, o que torna inviável a partilha sem a realização da venda dos referidos bens para quitação das obrigações pendentes e pagamento do ITCMD.
O Requerente, em consenso com os demais herdeiros, busca a autorização judicial para a venda dos bens, com o objetivo de quitar as dívidas do espólio e recolher o ITCMD com base no patrimônio líquido transmitido, conforme determina a legislação aplicável.
DO DIREITO
Nos termos do CCB/2002, art. 1.997, o espólio responde pelas dívidas deixadas pelo falecido, sendo necessário que o passivo seja deduzido do ativo para apuração do patrimônio líquido a ser transmitido aos herdeiros.
Ademais, o CTN, art. 38, estabelece que a base de cálculo do ITCMD é o valor venal dos bens ou direitos transmitidos, deduzind"'>...