Modelo de Pedido de Concessão de Pensão por Morte em Favor de Filho Incapaz Portador de Síndrome de Down com Fundamentação Jurídica Baseada na Lei 8.213/1991 e Constituição Federal
Publicado em: 31/07/2024 Familia Direito PrevidenciárioEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE [LOCALIDADE]
[Nome da cidade], [data]
PREÂMBULO
[Nome do requerente], brasileiro, viúvo, aposentado, portador do CPF nº [número], RG nº [número], residente e domiciliado na [endereço completo], vem, por meio de seu advogado infra-assinado, com endereço profissional na [endereço completo do advogado], onde receberá as intimações de estilo, propor a presente:
AÇÃO DE CONCESSÃO DE PENSÃO POR MORTE
Em favor de seu filho, [nome do filho], menor absolutamente incapaz, portador de Síndrome de Down, com fundamento nos artigos 16, I, e 77 da Lei 8.213/1991, bem como no artigo 227 da Constituição Federal de 1988, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
DOS FATOS
O requerente é pai de [nome do filho], menor absolutamente incapaz, portador de Síndrome de Down, nascido em [data de nascimento], conforme certidão de nascimento e laudo médico anexos. O menor é dependente econômico exclusivo do requerente desde o falecimento de sua mãe, [nome da falecida], ocorrido em [data do óbito], conforme certidão de óbito em anexo.
Após o falecimento da genitora, o requerente passou a receber a pensão por morte deixada pela falecida, benefício este que tem como objetivo garantir a subsistência dos dependentes do segurado falecido. Contudo, considerando a condição especial de seu filho, portador de Síndrome de Down, e sua absoluta incapacidade para o trabalho, é necessário que o benefício seja transferido integralmente ao menor, garantindo-lhe os meios necessários para sua dignidade e sobrevivência.
DO DIREITO
A presente demanda encontra amparo no artigo 16, I, da Lei 8.213/1991, que prevê como dependentes do segurado falecido os filhos menores de 21 anos ou inválidos. No caso em tela, o menor [nome do filho] é portador de Síndrome de Down, condição que o caracteriza como absolutamente incapaz para os atos da vida civil, nos termos do CCB/2002, art. 3º, II.
Ademais, o artigo 77, § 1º, da Lei 8.213/1991 estabelece que, na hipótese de cessação da cota de um dos dependentes, sua parte será revertida aos demais dependentes habilitados. Assim, considerando que o requerente é o único responsável pelo menor incapaz, é legítimo e necessário que o benefício seja transferido integralmente ao filho, garantindo-lhe o direito à subsistência.
A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 227, impõe à família, à sociedade e ao Estado o dever de assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação e �"'>...