Modelo de Pedido de Declaração de Gratuidade de Justiça com Fundamentação Constitucional e Processual Civil
Publicado em: 06/01/2025 CivelProcesso CivilConstitucionalEXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE [CIDADE/ESTADO]
[Local e Data]
PREÂMBULO
[Nome completo do Requerente], [estado civil], [profissão], portador do CPF nº [número], RG nº [número], residente e domiciliado à [endereço completo], endereço eletrônico [e-mail], vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no artigo 5º, inciso LXXIV da Constituição Federal (CF/88) e nos artigos 98 e seguintes do Código de Processo Civil (CPC/2015), propor a presente DECLARAÇÃO DE GRATUIDADE DE JUSTIÇA em razão dos fatos e fundamentos jurídicos a seguir expostos.
DOS FATOS
O Requerente é pessoa natural que atualmente enfrenta dificuldades financeiras, auferindo uma renda mensal inferior a [especificar, ex.: um salário mínimo], conforme demonstram os documentos anexados, como [holerites, extratos bancários, declaração de imposto de renda, etc.].
Tal situação o impossibilita de arcar com as custas processuais e demais despesas judiciais sem comprometer o sustento próprio e de sua família. Assim, busca o benefício da gratuidade de justiça, a fim de garantir o acesso à Justiça, direito fundamental assegurado pela Constituição Federal.
DO DIREITO
A Constituição Federal, em seu artigo 5º, inciso LXXIV, assegura que "o Estado prestará assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos". Complementando tal disposição, o Código de Processo Civil de 2015, em seu artigo 98, caput, estabelece que "a pessoa natural ou jurídica, brasileira ou estrangeira, com insuficiência de recursos para pagar as custas, as despesas processuais e os honorários advocatícios tem direito à gratuidade da justiça".
O artigo 99, §3º, do CPC/2015, presume verdadeira a alegação de insuficiência deduzida por pessoa natural, salvo se houver elementos nos autos que infirmem tal presunção. No presente caso, os documentos anexados comprovam a hipossuficiência financeira do Requerente, justificando a concessão do benefício pleiteado.
A negativa do benefício comprometeria o a"'>...