Modelo de Pedido de Habeas Corpus com Liminar para Trancamento de Ação Penal por Ausência de Justa Causa
Publicado em: 10/09/2024 Processo Civil Direito Penal Processo PenalEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO [INSERIR ESTADO]
HABEAS CORPUS COM PEDIDO DE LIMINAR
PREÂMBULO
[Nome do Impetrante], brasileiro(a), estado civil, profissão, portador(a) do RG nº [número] e CPF nº [número], residente e domiciliado(a) na [endereço completo], vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no art. 5º, inciso LXVIII, da Constituição Federal de 1988, e nos arts. 647 e seguintes do Código de Processo Penal, impetrar o presente HABEAS CORPUS, com pedido de liminar, em favor de [Nome do Paciente], brasileiro(a), estado civil, profissão, portador(a) do RG nº [número] e CPF nº [número], residente e domiciliado(a) na [endereço completo], contra ato coator praticado pelo [autoridade coatora], nos autos do processo nº [número], pelos fatos e fundamentos que passa a expor.
DOS FATOS
O paciente está sendo processado criminalmente nos autos do processo nº [número], em trâmite perante o [juízo de origem]. A denúncia foi recebida com base em alegações genéricas e sem a devida comprovação de indícios mínimos de autoria e materialidade do delito, configurando flagrante constrangimento ilegal.
Após o não conhecimento do Recurso Especial, do Agravo (ARESP) e do Agravo Regimental pelo Superior Tribunal de Justiça, o paciente permanece submetido à ação penal, que carece de justa causa, uma vez que não há elementos concretos que sustentem a imputação.
Diante disso, não restou alternativa senão a impetração do presente habeas corpus, visando ao trancamento da ação penal, por manifesta ausência de justa causa e violação aos direitos fundamentais do paciente.
DO DIREITO
O presente habeas corpus tem fundamento no art. 5º, inciso LXVIII, da Constituição Federal de 1988, que assegura a concessão do remédio constitucional sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder.
A ação penal em questão carece de justa causa, uma vez que não há indícios mínimos de autoria e materialidade do delito imputado ao paciente. Conforme entendimento consolidado do Superior Tribunal de Justiça, o trancamento de ação penal é cabível em sede de habeas corpus quando a denúncia for manifestamente inepta, quando faltar justa causa ou quando houver atipicidade da conduta (CPC/2015, art. 647).
Ademais, a denúncia apresentada pelo Ministério "'>...