Modelo de Pedido de Inclusão de Bem Móvel em Processo de Arrolamento
Publicado em: 15/08/2024 CivelProcesso Civil SucessãoEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ª VARA DE FAMÍLIA E SUCESSÕES DA COMARCA DE __________
Processo nº __________
REQUERENTE: [NOME COMPLETO DO REQUERENTE]
REQUERIDO: Espólio de [NOME DO DE CUJUS]
PREÂMBULO
[NOME COMPLETO DO REQUERENTE], já qualificado nos autos do processo em epígrafe, por intermédio de seu advogado, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento nos artigos 620 e 656 do CPC/2015, requerer a INCLUSÃO DE BEM MÓVEL NO ARROLAMENTO, pelos fatos e fundamentos jurídicos a seguir expostos.
DOS FATOS
Inicialmente, foi promovida a abertura do arrolamento do espólio de [NOME DO DE CUJUS], tendo sido relacionado um único bem móvel (veículo) como integrante do patrimônio a ser inventariado. Contudo, antes da juntada das certidões e declarações necessárias, constatou-se que há outro veículo registrado em nome do falecido, o qual não havia sido incluído na relação inicial de bens.
Diante dessa nova informação, torna-se imprescindível a inclusão do referido bem no presente arrolamento, a fim de que o inventário seja completo e reflita fielmente o patrimônio deixado pelo falecido, em conformidade com o disposto no CPC/2015, art. 620, IV.
DO DIREITO
O Código de Processo Civil de 2015, em seu art. 620, IV, estabelece que todos os bens, direitos e dívidas do espólio devem ser relacionados no inventário, de modo a assegurar a correta partilha entre os herdeiros. A omissão de qualquer bem compromete a finalidade do processo de inventário, que é a apuração e distribuição justa do patrimônio deixado pelo falecido.
Ademais, o art. 656 do CPC/2015 prevê a possibilidade de emenda à partilha, mesmo após o trânsito em julgado da sentença homologatória, quando houver erro de fato na descrição dos bens. No caso em tela, a inclusão do bem móvel omitido é medida que se impõe, uma vez que a omissão decorreu de desconhecimento à época da propositura do arrolamento.
Nesse sentido, a jurisprudência é pacífica ao reconhecer a obrigatoriedade de inclusão de todos os bens no inventário, independentemente de eventual discussão sobre sua titularidade ou valor, conforme se verifica nos julgados a seguir.
JURISPRUDÊNCIAS
1."'>...
Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:
">