Modelo de Pedido de Inventário na Forma de Arrolamento Sumário com Nomeação de Inventariante e Homologação de Partilha Amigável
Publicado em: 03/07/2024 SucessãoEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ª VARA DE FAMÍLIA E SUCESSÕES DA COMARCA DE [LOCALIDADE]
REQUERENTE: M. F. da S.
REQUERIDO: Espólio de J. A. da S.
PROCESSO: Inventário na Forma de Arrolamento Sumário
PREÂMBULO
M. F. da S., viúva meeira e herdeira, brasileira, estado civil viúva, profissão [informar], portadora do CPF nº [informar], residente e domiciliada na [endereço completo], vem, por meio de seu advogado que esta subscreve, com fundamento nos artigos 659 e seguintes do CPC/2015, propor a presente AÇÃO DE INVENTÁRIO NA FORMA DE ARROLAMENTO SUMÁRIO, em razão do falecimento de seu cônjuge, J. A. da S., pelos fatos e fundamentos jurídicos a seguir expostos.
DOS FATOS
O de cujus, J. A. da S., faleceu em [data], conforme certidão de óbito anexa, deixando como herdeiros sua esposa, ora requerente, e um filho maior e capaz, F. J. da S., que renunciou formalmente à herança, conforme termo de renúncia anexo.
O casal era casado sob o regime de comunhão universal de bens, conforme certidão de casamento anexa. Os bens deixados pelo falecido consistem exclusivamente em imóveis, conforme relação detalhada e documentação anexa. Não há dívidas ou obrigações pendentes a serem quitadas pelo espólio.
A requerente encontra-se na posse e administração dos bens deixados pelo falecido e manifesta sua intenção de ser nomeada inventariante, com o objetivo de promover a partilha amigável dos bens, na forma do arrolamento sumário.
DO DIREITO
A presente ação encontra fundamento no CPC/2015, art. 659 e seguintes, que regulam o procedimento de arrolamento sumário, aplicável quando todos os herdeiros são maiores e capazes, e há consenso quanto à partilha dos bens.
O CPC/2015, art. 660, estabelece que, no caso de arrolamento, a partilha amigável será homologada por sentença, desde que atendidos os requisitos legais e não haja pendências tributárias ou dívidas do espólio. No presente caso, todos os requisitos estão preenchidos, uma vez que:
- Os herdeiros são maiores e capazes;
- Há consenso quanto à partilha dos bens;
- Não há dívidas ou obrigações pendentes.