Modelo de Pedido de Liberdade Provisória com Medida Cautelar de Internação Psiquiátrica para Requerente com Histórico de Transtornos Mentais em Caso de Violência Doméstica
Publicado em: 04/02/2025 Advogado Direito Penal Processo PenalEXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA DA COMARCA DE RIO VERDE – GOIÁS
Processo nº: (inserir número do processo)
Requerente: R. R. R.
Advogado: (nome do advogado), OAB/UF (número)
PREÂMBULO
R. R. R., já qualificado nos autos, por meio de seu advogado, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no art. 319, inciso VII, do Código de Processo Penal (CPP/2015), requerer a concessão de LIBERDADE PROVISÓRIA COM IMPOSIÇÃO DE MEDIDA CAUTELAR DE INTERNAÇÃO EM CLÍNICA PSIQUIÁTRICA, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
DOS FATOS
No dia 3 de fevereiro de 2025, às 23h10min, o requerente foi surpreendido por policiais militares logo após causar lesões corporais em sua irmã, ANALIA CRISTINA ROSA. A prisão em flagrante foi ratificada pelo Delegado de Polícia, que representou pela prisão preventiva, alegando risco à ordem pública e à integridade física da vítima, com fundamento nos arts. 312 e 313, inciso III, do CPP/2015, e no art. 12-C, §2º, da Lei nº 11.340/06.
Em depoimento, o requerente relatou que sofreu um "surto", agindo de forma impulsiva e sem intenção de causar maiores danos. Após o ocorrido, tentou suicidar-se, evidenciando seu estado mental fragilizado. A vítima e familiares confirmaram que o requerente apresenta histórico de transtornos psiquiátricos e comportamento instável.
O requerente encontra-se atualmente sob custódia, mas sua condição mental requer tratamento especializado, que não pode ser adequadamente fornecido no sistema prisional.
DO DIREITO
O art. 319, inciso VII, do CPP/2015, prevê a possibilidade de imposição de medida cautelar de internação provisória em clínica psiquiátrica para acusados que apresentem indícios de inimputabilidade ou semi-imputabilidade, especialmente em casos de crimes praticados com violência ou grave ameaça.
O princípio da proporcionalidade, consagrado no ordenamento jurídico brasileiro, exige que as medidas cautelares sejam adequadas e menos gravosas, sempre que possível. A internação em clínica psiquiátrica é medida mais apropriada ao caso, considerando o estado mental do requerente e a necessidade de tr"'>...