Modelo de Pedido de Reconhecimento de Prescrição Intercorrente em Execução Fiscal com Base no CPC/2015 e Lei 6.830/80
Publicado em: 28/05/2024 Execução Fiscal TributárioEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE __________
Processo nº __________
Requerente: __________
Requerido: __________
PREÂMBULO
__________, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº __________, com sede à __________, por meio de seu advogado que esta subscreve, com endereço profissional à __________, onde recebe intimações, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no CPC/2015, art. 924, V, e na Lei 6.830/80, art. 40, §4º, requerer o reconhecimento da prescrição intercorrente na presente execução fiscal, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
DOS FATOS
A presente execução fiscal foi ajuizada em ___/___/____, visando à cobrança de débito tributário no valor de R$ __________, referente ao exercício de __________. O despacho inicial que ordenou a citação foi proferido em ___/___/____, interrompendo o prazo prescricional nos termos do CTN, art. 174.
Contudo, desde então, o processo permaneceu paralisado por mais de 5 (cinco) anos, sem qualquer movimentação útil por parte do exequente, configurando a prescrição intercorrente, conforme disposto na Lei 6.830/80, art. 40, §4º. Ressalta-se que o exequente foi devidamente intimado para impulsionar o feito, mas permaneceu inerte, demonstrando desinteresse no prosseguimento da execução.
DO DIREITO
A prescrição intercorrente está prevista no art. 40, §4º, da Lei 6.830/80, que dispõe que, decorrido o prazo de 5 (cinco) anos de suspensão do processo sem manifestação do exequente, o juiz poderá, de ofício, ou a requerimento da parte, reconhecer a prescrição e extinguir a execução fiscal.
No caso em tela, a paralisação do feito por mais de 5 (cinco) anos, sem qualquer diligência útil por parte do exequente, configura a prescrição intercorrente, sendo imperiosa a extinção do processo, nos termos do CPC/2015, art. 924, V.
Ademais, a jurisprudência consolidada do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dos Tribunais de Justiça estaduais reforça o entendimento de que a inércia do exequente por p"'>...