Modelo de Pedido de Reconsideração de Tutela de Urgência para Liberação de Veículo Apreendido por Licenciamento Quitado Não Constatado no Sistema do DETRAN
Publicado em: 19/12/2024 CivelProcesso Civil TrânsitoPEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO DA TUTELA DE URGÊNCIA
PREÂMBULO
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara Cível da Comarca de __________
Processo nº _____________
Autor: A. J. dos S.
Réu: Autoridade Coatora (DETRAN ou órgão competente)
O Autor, já qualificado nos autos do Mandado de Segurança em epígrafe, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado, com fundamento no CPC/2015, art. 300 e demais disposições legais aplicáveis, apresentar o presente PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO DA TUTELA DE URGÊNCIA, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
DOS FATOS
O Autor teve seu veículo de placa YYY0000 apreendido em uma blitz policial sob a justificativa de ausência no pagamento do licenciamento anual. Contudo, o Autor realizou o pagamento do licenciamento durante a abordagem, mas o veículo não foi liberado, pois a informação não constava no sistema do DETRAN. Além disso, o veículo encontra-se registrado no nome do antigo proprietário, já falecido, o que impossibilita a retirada do automóvel do pátio.
O pedido de tutela de urgência foi inicialmente indeferido por Vossa Excelência, sob o argumento de ausência de elementos jurídicos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano. Contudo, novos fatos surgiram, agravando a situação do Autor:
- O veículo permanece no pátio, acumulando diárias que oneram ainda mais o Autor.
- O automóvel está exposto às intempéries, o que pode causar deterioração do bem.
- O Autor enfrenta dificuldades para se locomover ao trabalho, prejudicando sua subsistência.
- O período de festas de fim de ano agrava ainda mais a situação, dificultando a vida do Autor.
Esses novos elementos demonstram a urgência na liberação do veículo, sob pena de causar danos irreparáveis ao Autor.
DO DIREITO
Nos termos do CPC/2015, art. 300, a concessão de tutela de urgência exige a presença de dois requisitos cumulativos: a probabilidade do direito e o perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo.
No caso em tela, ambos os requisitos estão presentes:
- Probabilidade do direito: O Autor realizou o pagamento do licenciamento do veículo, conforme comprovante anexado aos autos. A manutenção da apreensão do veículo, mesmo após o pagamento, configura ato abusivo e desproporcional, violando o princípio da razoabilidade.
- Perigo de dano: O veículo permanece no pátio, acumulando diárias e sofrendo deterioração. Além d"'>...
Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina: