Modelo de Pedido de Reiteração de Cumprimento de Tutela Provisória, Execução Provisória de Astreintes e Condenação por Litigância de Má-Fé

Publicado em: 16/07/2024 Civel
Trata-se de uma petição protocolada pelo Autor contra a empresa IGUA Rio de Janeiro S/A, requerendo a reiteração da ordem judicial previamente emitida, que determinava a suspensão de cobranças contestadas e a abstenção de negativação do nome do Autor. A Ré descumpriu a decisão judicial, negativando novamente o nome do Autor e mantendo as cobranças indevidas. O Autor solicita a execução provisória das astreintes fixadas, com base no CPC/2015, arts. 536 e 537, e a condenação da Ré por litigância de má-fé, fundamentada no art. 80 do CPC/2015. A petição também apresenta jurisprudência relevante e solicita a aplicação de penalidades e majoração das astreintes em caso de novo descumprimento.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE __________

Processo nº: __________

AUTOR: [Nome completo do autor, qualificação completa, CPF, endereço eletrônico, domicílio e residência]

RÉ: IGUA RIO DE JANEIRO S/A, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 42.353.180/0001-35, com sede em [endereço completo].

PREÂMBULO

O Autor, por seu advogado que esta subscreve, nos autos da ação em epígrafe, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no CPC/2015, arts. 536 e 537, requerer a REITERAÇÃO DO CUMPRIMENTO DE TUTELA PROVISÓRIA e a EXECUÇÃO PROVISÓRIA DAS ASTREINTES, bem como a condenação da Ré por LITIGÂNCIA DE MÁ-FÉ, pelos fatos e fundamentos que passa a expor.

DOS FATOS

1. Em decisão anterior, Vossa Excelência deferiu tutela provisória determinando à Ré que suspendesse as cobranças contestadas pelo Autor, bem como que se abstivesse de negativar o nome do Autor até decisão ulterior.

2. Inicialmente, a Ré cumpriu a decisão judicial, porém, em flagrante desrespeito à ordem judicial, voltou a negativar o nome do Autor, conforme comprova o documento da Serasa Experian anexo, datado de 20/10/2023, referente ao contrato nº 011825856.

3. Além disso, a Ré não suspendeu as cobranças contestadas, descumprindo novamente a decisão judicial e causando prejuízos ao Autor.

4. Diante do descumprimento reiterado, faz-se necessária a execução provisória das astreintes fixadas, bem como a aplicação de penalidade por litigância de má-fé, considerando a conduta abusiva e desleal da Ré.

DO DIREITO

5. O CPC/2015, art. 536, autoriza expressamente a execução de obrigação de fazer ou não fazer, sendo cabível a fixação de multa cominatória (astreintes) para compelir a parte ao cumprimento da decisão judicial.

6. O CPC/2015, art. 537, dispõe que a multa cominatória pode ser executada provisoriamente, independentemente do trânsito em julgado, sendo vedado apenas o levantamento do valor antes da decisão definitiva favorável ao exequente.

7. A conduta da Ré caracteriza descumprimento reiterado de decisão judicial, o que justifica a execução das astreintes fixadas, conforme entendimento consolidado na jurisprudência.

...

Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Informações complementares
Simulação de Voto

Simulação de Voto

Relatório

Trata-se de análise do pedido formulado pelo Autor contra a Ré, IGUA RIO DE JANEIRO S/A, no qual se requer a reiteração do cumprimento de tutela provisória, a execução provisória das astreintes fixadas e a condenação da Ré por litigância de má-fé, em razão do descumprimento reiterado de decisão judicial.

Em síntese, alega o Autor que, após decisão judicial que determinou à Ré a suspensão das cobranças contestadas e a abstenção de negativar seu nome, esta teria descumprido a ordem ao negativar novamente o nome do Autor e manter as cobranças indevidas, causando-lhe prejuízos.

Fundamenta seu pedido nos artigos 536 e 537 do Código de Processo Civil de 2015, bem como no art. 80 do mesmo diploma legal, que trata da litigância de má-fé.

A Ré, regularmente citada, apresentou sua contestação, mas não justificou de forma satisfatória o descumprimento da decisão judicial anterior.

Fundamentação

1. Da Reiteração do Cumprimento de Tutela Provisória

A decisão que deferiu a tutela provisória para suspender as cobranças contestadas e impedir a negativação do nome do Autor encontra respaldo nos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da proteção ao consumidor, conforme disposto nos artigos 1º, III, e 5º, XXXII, da Constituição Federal de 1988.

O descumprimento reiterado da ordem judicial pela Ré, comprovado por documentos anexados aos autos, fere o princípio da autoridade das decisões judiciais, conforme previsto no artigo 93, IX, da CF/88, que assegura a fundamentação de todas as decisões judiciais, de forma a garantir sua eficácia.

2. Da Execução Provisória das Astreintes

O Código de Processo Civil, em seus artigos 536 e 537, autoriza a execução provisória de obrigação de fazer ou não fazer, bem como a execução das astreintes fixadas, mesmo antes do trânsito em julgado, sendo vedado, no entanto, o levantamento do valor até decisão definitiva.

A conduta da Ré demonstra desrespeito à ordem judicial e justifica a execução das astreintes, considerando seu caráter coercitivo e punitivo, destinado a compelir a parte ao cumprimento da decisão judicial. A jurisprudência do STJ é pacífica nesse sentido, conforme destacado no julgamento do REsp 776.992/RJ.

3. Da Litigância de Má-Fé

A conduta da Ré, ao descumprir reiteradamente a decisão judicial e resistir injustificadamente ao cumprimento da obrigação, caracteriza litigância de má-fé, nos termos do artigo 80, incisos II e IV, do CPC/2015.

O dolo processual é evidente, uma vez que a Ré alterou a verdade dos fatos e agiu de forma desleal, causando prejuízo ao Autor e ao regular andamento do processo. Assim, é cabível sua condenação às penalidades previstas no artigo 81 do CPC/2015.

Voto

Diante do exposto, com base nos fatos apresentados e nos fundamentos constitucionais e legais aplicáveis ao caso, voto:

  1. Por conhecer o recurso interposto pelo Autor, visto que estão preenchidos os requisitos de admissibilidade;
  2. Por julgar procedente o pedido de reiteração da ordem judicial para que a Ré suspenda imediatamente as cobranças contestadas e se abstenha de negativar o nome do Autor, sob pena de novas astreintes;
  3. Por determinar a execução provisória das astreintes já fixadas, no valor acumulado até a presente data, em conformidade com o artigo 537 do CPC/2015;
  4. Por condenar a Ré por litigância de má-fé, nos termos do artigo 81 do CPC/2015, aplicando a penalidade de multa correspondente a 10% do valor da causa;
  5. Por determinar a intimação da Ré para o cumprimento imediato da decisão judicial, sob pena de majoração das astreintes, caso persista o descumprimento.

Este é o voto.

Conclusão

Ante o exposto, acolho integralmente os pedidos do Autor, com fundamento na Constituição Federal de 1988, art. 93, IX, e no Código de Processo Civil de 2015, arts. 536, 537, 80 e 81, determinando as medidas necessárias para o cumprimento da decisão judicial e a penalização da conduta desleal da Ré.

Publique-se. Registre-se. Intimem-se.

[Local], [Data]

[Nome do Magistrado]

Juiz de Direito


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Modelo de Pedido de Cumprimento Definitivo de Sentença para Execução de Multa Cominatória (Astreintes)

Modelo de Pedido de Cumprimento Definitivo de Sentença para Execução de Multa Cominatória (Astreintes)

Publicado em: 19/09/2024 Civel

Petição inicial de cumprimento definitivo de sentença, fundamentada no CPC/2015, art. 523 e seguintes, com o objetivo de executar multa diária (astreintes) fixada em decisão judicial transitada em julgado, em razão do descumprimento de obrigação de fazer por parte do Requerido. O documento detalha os fatos que motivaram a execução, o valor atualizado da multa, os fundamentos jurídicos aplicáveis e pedidos específicos, como intimação do Requerido para pagamento, atualização monetária, aplicação de multa adicional e honorários advocatícios, além da possibilidade de penhora de bens.

Acessar

Modelo de Recurso Especial no STJ: Requerimento para Reforma de Decisão sobre Astreintes e Validade de Certidão Negativa de Débitos

Modelo de Recurso Especial no STJ: Requerimento para Reforma de Decisão sobre Astreintes e Validade de Certidão Negativa de Débitos

Publicado em: 26/08/2024 Civel

Interposição de Recurso Especial pela Caixa Escolar X.Y. no Superior Tribunal de Justiça (STJ), fundamentada no artigo 105, III, da CF/88, contra decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais que manteve astreintes de R$ 1.000,00 por dia, limitadas a R$ 50.000,00, e rejeitou a validade da Certidão Negativa de Débitos (CND). O recurso alega violação ao princípio da proporcionalidade e à fundamentação adequada das decisões judiciais, requerendo a reforma do acórdão para redução das astreintes e reconhecimento da CND apresentada. Embasamento legal e jurisprudencial do STJ sustentam o pedido.

Acessar

Modelo de Cumprimento de Decisão Judicial em Ação de Guarda com Pedido de Fixação de Multa Diária (Astreintes) por Descumprimento de Direito de Visitas e Prestação de Informações sobre Filho Autista

Modelo de Cumprimento de Decisão Judicial em Ação de Guarda com Pedido de Fixação de Multa Diária (Astreintes) por Descumprimento de Direito de Visitas e Prestação de Informações sobre Filho Autista

Publicado em: 31/10/2024 Civel

Petição destinada ao cumprimento de decisão judicial que assegurou ao genitor o direito de convivência com os filhos menores durante as férias escolares e de receber informações relevantes sobre saúde e educação, especialmente de filho portador de autismo. O documento fundamenta pedido de fixação de multa diária (astreintes) diante do reiterado descumprimento da ordem judicial pela genitora, que mudou de estado sem autorização e vem dificultando o exercício do direito de visitas e a prestação de informações. Apresenta respaldo legal no CPC/2015, Constituição Federal e Estatuto da Criança e do Adolescente, além de jurisprudência correlata, requerendo medidas coercitivas para garantir o melhor interesse dos menores e a efetividade da tutela jurisdicional.

Acessar

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 29,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 39,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 39,96 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 119,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 32,48 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 194,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 24,90 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 349,90

Parcele em até 10x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.