Modelo de Pedido de Substituição de Curatela com Tutela de Urgência em Razão de Inércia da Atual Curadora e Restabelecimento de Benefício Previdenciário
Publicado em: 14/11/2023 Civel FamiliaPETIÇÃO INICIAL
EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE [INSERIR COMARCA]
Processo nº: [INSERIR NÚMERO DO PROCESSO]
Requerente: [NOME COMPLETO DO CURATELADO]
Requerida: [NOME COMPLETO DA ATUAL CURADORA]
PREÂMBULO
O Requerente, [NOME COMPLETO DO CURATELADO], brasileiro, solteiro, vendedor ambulante, portador do RG nº [INSERIR], inscrito no CPF sob o nº [INSERIR], residente e domiciliado na Rua [INSERIR ENDEREÇO], por meio de seu advogado que esta subscreve, com endereço profissional na Rua [INSERIR ENDEREÇO DO ADVOGADO], vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no CCB/2002, art. 1.775 e demais dispositivos aplicáveis, propor a presente:
AÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO DE CURATELA
Com pedido de tutela de urgência, em face de [NOME COMPLETO DA ATUAL CURADORA], brasileira, residente na cidade de [INSERIR], pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:
DOS FATOS
O Requerente, atualmente com 46 anos, foi interditado judicialmente, tendo sido nomeada como curadora sua irmã, [NOME COMPLETO DA ATUAL CURADORA], que reside a aproximadamente 200 km de distância de sua residência. Contudo, a referida curadora nunca exerceu de fato suas funções, limitando-se a receber o benefício previdenciário do curatelado.
Há mais de um ano, a curadora afirma que o benefício previdenciário não está sendo pago, o que tem causado sérios prejuízos ao curatelado. Apesar disso, o Requerente tem sobrevivido com os recursos provenientes da venda de picolés, atividade que desempenha de forma autônoma, e com esses recursos conseguiu construir sua própria casa.
O Requerente é solteiro, possui um filho que não registrou e conta apenas com parentes próximos, como irmãos e sobrinhos, que se recusam a assumir a curatela. Diante da desconfiança em relação à atual curadora, o Requerente manifesta sua vontade de que a curatela seja exercida por uma amiga, [NOME COMPLETO DA AMIGA], que se dispôs a assumir tal responsabilidade.
Além disso, é necessário restabelecer o benefício previdenciário do Requerente, o que só será possível mediante a nomeação de um curador que efetivamente exerça suas funções.
DO DIREITO
Nos termos do CCB/2002, art. 1.775, a curatela deve ser atribuída, preferencialmente, aos parentes mais próximos do interditado. Contudo, o mesmo dispositivo permite que, em situações excepcionais, seja nomeada pessoa estranha ao núcleo familiar, desde que seja comprovado que tal medida atende melhor aos interesses do curatelado.
O Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina: