Modelo de Petição de Indicação de Bens à Penhora com Pedido de Medidas Cautelares e Utilização de BACENJUD e RENAJUD
Publicado em: 07/02/2025 CivelProcesso Civil Execução FiscalEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUÍZO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE [INSERIR COMARCA]
Processo nº [INSERIR NÚMERO DO PROCESSO]
J. F. B. C., já qualificado nos autos da execução de título extrajudicial em epígrafe, por intermédio de seu advogado infra-assinado, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no CPC/2015, art. 797 e demais dispositivos aplicáveis, apresentar a presente
PETIÇÃO DE INDICAÇÃO DE BENS À PENHORA
em atenção à determinação judicial de fls. [INSERIR FLS.], nos seguintes termos:
DOS FATOS
Trata-se de execução de título extrajudicial no valor de R$ 52.970,01 (cinquenta e dois mil, novecentos e setenta reais e um centavo), movida pelo exequente em face de L. K. S. M.. Após o trânsito em julgado da decisão que indeferiu o recurso interposto pela executada, Vossa Excelência determinou que o exequente indicasse bens passíveis de penhora no prazo de 5 (cinco) dias, sob pena de extinção do processo.
Em cumprimento à ordem judicial, o exequente apresenta a presente petição, indicando bens e requerendo medidas necessárias para garantir a satisfação do crédito exequendo.
DO DIREITO
Nos termos do CPC/2015, art. 797, a execução deve ser realizada no interesse do credor, sendo-lhe assegurado o direito de buscar bens do devedor para satisfação do crédito. O CPC/2015, art. 835, estabelece a ordem de preferência para penhora, incluindo veículos automotores, direitos e ações, cotas sociais e faturamento de empresas.
Ademais, o CPC/2015, art. 139, IV, confere ao magistrado poderes para determinar todas as medidas necessárias para assegurar o cumprimento da ordem judicial, incluindo a desconsideração da personalidade jurídica, conforme previsto no CPC/2015, art. 133 e seguintes, em casos de abuso de personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade ou confusão patrimonial.
Na hipótese em análise, há indícios de que a empresa CARLUCIO FOTOS, de propriedade do esposo da executada, CARLUCIO MEDEIROS, está sendo utilizada para ocultar patrimônio, configurando fraude à execução. Assim, é cabível a desconsideração da personalidade jurídica da empresa para alcançar os bens do sócio.
DA INDICAÇÃO DOS BENS À PENHORA
O exequente indica os seguintes bens passíveis de penhora:
- Veículo Toyota, modelo 2010/2011, placa NWB3I50, RENAVAM 0025788794, registrado em nome da executada;
- Faturamento da empresa CARLUCIO FOTOS;
- Cotas sociais ou participações societárias da executada e do sócio CARLUCIO MEDEIROS;
- Direitos e ações eventualmente existentes em nome da executada.
DA MEDIDA CAUTELAR
Com fundamento no CPC/2015, art. 301, requer-se a concessão de medida cautelar para arresto dos bens de <"'>...