Modelo de Petição de Remissão de Bem com Reconhecimento de Impenhorabilidade de Bem de Família e Suspensão de Leilão Judicial

Publicado em: 20/01/2025 CivelProcesso CivilConsumidor Familia Impenhorabilidade
Petição inicial proposta por idosa viúva contra o Banco Bradesco S.A., visando ao reconhecimento da impenhorabilidade de imóvel residencial caracterizado como bem de família, com fundamento na Lei 8.009/1990, e ao exercício do direito de remissão previsto no CPC/2015, art. 826. O imóvel foi indevidamente penhorado em decorrência de dívidas empresariais contraídas por coproprietário e incluído em leilão judicial. A Requerente solicita a suspensão do leilão, a autorização para remissão do bem mediante quitação de sua cota e da de outro coproprietário, além da condenação do Requerido ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE __________

Processo nº __________

PREÂMBULO

Requerente: M. F. da S.
Requerido: Banco Bradesco S.A.

M. F. da S., brasileira, idosa, viúva, portadora do CPF nº __________, residente e domiciliada na Rua __________, nº ___, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, CEP __________, endereço eletrônico __________, por intermédio de seu advogado que esta subscreve, com endereço profissional na Rua __________, nº ___, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, CEP __________, endereço eletrônico __________, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento na Lei 8.009/1990, art. 1º, e no CPC/2015, art. 319, propor a presente:

PETIÇÃO DE REMISSÃO DE BEM

Em face do Banco Bradesco S.A., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº __________, com sede na Rua __________, nº ___, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, CEP __________, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.

DOS FATOS

A Requerente, idosa e viúva, é coproprietária de um imóvel residencial, localizado na Rua __________, nº ___, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, que serve como sua residência habitual e que foi adquirido por força de inventário, detendo 50% do bem. O imóvel também pertence a seus filhos, sendo que um deles, detentor de 16% do imóvel, utilizou o bem como garantia em operações financeiras realizadas por uma empresa da qual é sócio.

Em razão das dívidas contraídas pela referida empresa, o imóvel foi dado em garantia em favor do Banco Bradesco S.A., o que culminou na penhora do bem e na sua inclusão em leilão judicial. Ressalte-se que o imóvel é o único bem de família da Requerente, sendo utilizado exclusivamente como sua residência habitual.

A Requerente possui recursos financeiros suficientes para quitar a parte correspondente à sua cota de 50% do imóvel, bem como os 16% pertencentes ao filho que participou da constituição da garantia. Contudo, a execução prossegue em desfavor do bem, desconsiderando sua natureza de bem de família e a possibilidade de remissão.

DO DIREITO

A Lei 8.009/1990, art. 1º, estabelece a impenhorabilidade do bem de família, protegendo o imóvel residencial utilizado pelo núcleo familiar contra atos de constrição judicial, salvo nas hipóteses excepcionais previstas no art. 3º da mesma lei. No presente caso, não se verifica nenhuma das exceções legais que autorizariam a penhora do imóvel.

O CPC/2015, art. 826, assegura ao devedor a possibilidade de remir o bem penhorado, mediante o pagamento integral "'>...

Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Legislação e Jurisprudência sobre o tema
Informações complementares

Simulação de Voto

Relatório

Trata-se de recurso interposto por M. F. da S., coproprietária de um imóvel residencial, com fundamento na Lei 8.009/1990 e no CPC/2015, art. 826, em face do Banco Bradesco S.A., requerendo a suspensão de leilão judicial e o reconhecimento da impenhorabilidade do imóvel em questão, por se tratar de bem de família. Alega a recorrente que o imóvel é utilizado como sua residência habitual e que possui recursos para remir o bem.

O processo foi devidamente instruído, estando os autos prontos para julgamento do mérito.

Voto

Da Análise Hermenêutica

Inicialmente, é necessário destacar o disposto no art. 93, IX, da Constituição Federal de 1988, que determina a fundamentação de todas as decisões judiciais, sob pena de nulidade. Assim, passo à análise do caso à luz da legislação aplicável, da jurisprudência e dos elementos constantes nos autos.

A proteção conferida ao bem de família encontra fundamento no art. 1º da Lei 8.009/1990, que estabelece a impenhorabilidade do imóvel utilizado como residência habitual do núcleo familiar, salvo as exceções previstas no art. 3º da mesma lei. Nos presentes autos, verifica-se que o imóvel em questão é utilizado como residência habitual da Requerente, idosa, viúva e economicamente vulnerável, o que confere ao bem a natureza de bem de família.

Ademais, o art. 826 do CPC/2015 assegura ao devedor a possibilidade de remir o bem penhorado mediante o pagamento integral do débito antes da arrematação ou adjudicação. A recorrente demonstra nos autos a intenção de quitar sua cota de 50% do imóvel, bem como os 16% pertencentes ao filho coproprietário que constituiu a garantia. Tal intenção reforça a boa-fé da Requerente e o direito de remissão.

A jurisprudência, conforme amplamente demonstrado nos autos, também é pacífica no sentido de reconhecer a impenhorabilidade do bem de família, inclusive em situações de dívidas empresariais contraídas por terceiros, desde que o imóvel seja utilizado como residência habitual do devedor ou de seu núcleo familiar. Cita-se, por exemplo, o Agravo de Instrumento Acórdão/TJSP, do TJSP, que reafirma a proteção ao bem de família.

Conclusão do Voto

Diante do exposto, com fundamento na Constituição Federal de 1988, art. 93, IX, na Lei 8.009/1990, art. 1º, e no CPC/2015, art. 826, voto pela procedência do pedido, para:

  1. Reconhecer a impenhorabilidade do imóvel localizado na Rua __________, nº ___, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, por sua natureza de bem de família;
  2. Deferir o direito de remissão do bem à Requerente, mediante o pagamento da cota correspondente à sua propriedade (50%) e à do filho coproprietário (16%);
  3. Determinar a suspensão do leilão judicial do referido imóvel;
  4. Condenar o Banco Bradesco S.A. ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios.

Assim, conheço do recurso interposto e dou-lhe provimento para julgar procedente o pedido da Requerente.

Dispositivo

__________, ___ de __________ de 20__.

____________________________
Magistrado(a)


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Modelo de Ação Anulatória contra Consolidação de Propriedade e Leilão Extrajudicial de Imóvel por Falta de Intimação Pessoal e Pedido Liminar de Suspensão do Leilão com Base na Lei 9.514/97

Modelo de Ação Anulatória contra Consolidação de Propriedade e Leilão Extrajudicial de Imóvel por Falta de Intimação Pessoal e Pedido Liminar de Suspensão do Leilão com Base na Lei 9.514/97

Publicado em: 22/04/2025 CivelProcesso CivilConsumidor Familia Impenhorabilidade

Modelo de petição inicial de ação anulatória visando declarar nula a consolidação da propriedade e o leilão extrajudicial de imóvel realizado pela Caixa Econômica Federal, por ausência de intimação pessoal do devedor para purga da mora, com pedido liminar de suspensão imediata do leilão e possibilidade de renegociação das parcelas em atraso, fundamentado na Lei 9.514/97, Decreto-Lei 70/1966, Código de Processo Civil, princípios do devido processo legal, boa-fé objetiva e função social do contrato.

Acessar

Modelo de Ação de Anulação de Leilão Extrajudicial com Pedido de Tutela de Urgência contra Caixa Econômica Federal, M. R. V. Engenharia e Arrematante, por ausência de notificação e posse irregular do imóvel

Modelo de Ação de Anulação de Leilão Extrajudicial com Pedido de Tutela de Urgência contra Caixa Econômica Federal, M. R. V. Engenharia e Arrematante, por ausência de notificação e posse irregular do imóvel

Publicado em: 26/04/2025 CivelProcesso CivilConsumidor Familia Impenhorabilidade

Modelo de petição inicial para anulação de leilão extrajudicial referente a imóvel financiado pela Caixa Econômica Federal, com pedido de tutela de urgência para suspensão do leilão e reintegração de posse do autor, fundamentado na ausência de notificação pessoal, direito à purga da mora e posse irregular do arrematante, conforme legislação vigente e jurisprudência atual.

Acessar

Modelo de Pedido de Tutela Antecipada para Suspensão de Leilão Extrajudicial de Imóvel com Base na Lei 9.514/97 e no CPC/2015

Modelo de Pedido de Tutela Antecipada para Suspensão de Leilão Extrajudicial de Imóvel com Base na Lei 9.514/97 e no CPC/2015

Publicado em: 27/03/2024 CivelProcesso CivilConsumidor Familia Impenhorabilidade

Ação de tutela antecipada em caráter antecedente proposta para suspender leilão extrajudicial de imóvel dado em garantia fiduciária, fundamentada nos artigos 300 e 303 do CPC/2015, artigo 5º, XXII, da Constituição Federal, e artigo 26 da Lei 9.514/1997. O autor, proprietário do imóvel, busca proteger seu direito de propriedade diante de recusa do réu em aceitar proposta de quitação integral do débito em atraso antes do leilão, argumentando boa-fé, função social do contrato e periculum in mora. Inclui jurisprudências e pedidos de urgência para suspensão do leilão e regularização da situação.

Acessar

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 29,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 39,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 39,96 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 119,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 32,48 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 194,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 24,90 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 349,90

Parcele em até 10x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.