Modelo de Petição de Resposta ao Despacho em Ação de Suprimento de Outorga Uxória para Financiamento Imobiliário
Publicado em: 23/08/2024 CivelProcesso CivilEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ____________
Processo nº: ____________
A. J. dos S., já qualificado nos autos da AÇÃO DE SUPRIMENTO DE OUTORGA UXÓRIA, que move em face de ____________, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado, apresentar a presente PETIÇÃO DE RESPOSTA AO DESPACHO, nos seguintes termos:
PREÂMBULO
Trata-se de ação de suprimento de outorga uxória para viabilizar um financiamento imobiliário no valor de R$ 457.600,00 (quatrocentos e cinquenta e sete mil e seiscentos reais) junto ao Banrisul e a lavratura da escritura pública do imóvel a ser adquirido. O despacho de Vossa Excelência determinou a emenda da petição inicial para que o valor da causa corresponda ao valor do financiamento, sob pena de cálculo das custas iniciais com base no montante indicado.
DOS FATOS
O autor atribuiu à causa o valor de R$ 3.000,00 (três mil reais), justificando-se pelo custo documental necessário à obtenção do financiamento imobiliário. No entanto, o despacho judicial entendeu que o valor da causa deveria corresponder ao proveito econômico buscado, ou seja, ao valor do financiamento imobiliário.
O autor, embora reconheça a relevância do entendimento judicial, esclarece que o valor atribuído à causa reflete a necessidade de obtenção de documentos e não o montante do financiamento, que somente será acessado caso a medida seja deferida. Além disso, o autor aufere renda superior a cinco salários mínimos, não sendo elegível ao benefício da justiça gratuita, mas enfrenta dificuldades para arcar com o valor integral das custas iniciais.
DO DIREITO
Nos termos do CPC/2015, art. 292, §1º, o valor da causa deve corresponder ao proveito econômico perseguido pela parte. Contudo, há situações excepcionais em que a fixação do valor da causa deve considerar as condições financeiras do autor e a natureza da demanda, como forma de garantir o acesso à justiça, princípio fundamental assegurado pelo CF/88, art. 5º, XXXV.
O autor busca o suprimento de outorga uxória para viabilizar a obtenção de financiamento imobiliário, sendo certo que o valor do financiamento somente será acessado após o deferimento da medida. Assim, o valor atribuído à causa reflete os custos documentais necessários para a obtenção do empréstimo, não havendo má-fé ou tentativa de burlar o pagamento das custas judiciais.
Ademais, o CPC/2015, art. 98, permite o parcelamento das custas judiciais, quando demonstrada a dificuldade financeira da parte, como forma de viabilizar o acesso ao Poder Judiciário. Nesse sentido, requer-se que, caso não seja acolhido o valor atribuído à causa, seja fixado um valor compatível com as condições financeiras do autor, com a possibilidade de parcelamento das custas iniciais.
JURISPRUDÊNCIAS
1. TJSP (19ª Câmara de Direito Privado) - Apelação Cível 1094267-98.2024.8"'>...