Modelo de Petição Inicial de Ação de Execução de Alimentos com Pedido de Intimação de Credor Fiduciário em Constrição de Veículo
Publicado em: 21/08/2024 CivelProcesso CivilEXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE [INSERIR COMARCA]
Processo nº: [INSERIR NÚMERO DO PROCESSO]
PREÂMBULO
[Nome completo do Requerente], [estado civil], [profissão], portador do CPF nº [inserir] e RG nº [inserir], residente e domiciliado na [endereço completo], endereço eletrônico [e-mail], por meio de seu advogado, com endereço profissional na [endereço completo do advogado], endereço eletrônico [e-mail do advogado], vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no CPC/2015, art. 319, propor a presente:
AÇÃO DE EXECUÇÃO DE ALIMENTOS
Em face de [Nome completo do Executado], [estado civil], [profissão], portador do CPF nº [inserir] e RG nº [inserir], residente e domiciliado na [endereço completo], endereço eletrônico [e-mail], pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
DOS FATOS
O Requerente é credor de obrigação alimentar fixada nos autos do processo nº [inserir], em trâmite perante este juízo, em que foi determinado o pagamento de alimentos no valor de [inserir valor] mensais. O Executado, contudo, encontra-se inadimplente com suas obrigações, acumulando uma dívida alimentar no montante de [inserir valor atualizado], conforme planilha anexa.
Em razão da inadimplência, foi determinada a constrição de direitos do Executado sobre o veículo de placa [inserir], objeto de alienação fiduciária. Diante disso, faz-se necessária a intimação do credor fiduciário, nos termos do Decreto-Lei 911/1969 e do CPC/2015, art. 835, XII, para ciência da constrição e para que sejam adotadas as providências cabíveis.
DO DIREITO
A alienação fiduciária é regulada pelo Decreto-Lei 911/1969, que estabelece os direitos e deveres das partes envolvidas. No caso em tela, o veículo objeto da constrição encontra-se alienado fiduciariamente, sendo imprescindível a intimação do credor fiduciário para que este tome ciência da penhora e possa exercer seus direitos, conforme entendimento consolidado pelo STJ.
O CPC/2015, art. 835, XII, prevê expressamente a possibilidade de penhora de direitos do devedor sobre bens aliena"'>...