Modelo de Petição Inicial de Ação de Reconhecimento de Testamento Particular com Fundamentação no Código Civil e Jurisprudências Relevantes
Publicado em: 19/02/2025 Civel Familia SucessãoPETIÇÃO INICIAL
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA DE FAMÍLIA E SUCESSÕES DA COMARCA DE __________
Nome do Requerente: L. L.
Estado Civil: (informar)
Profissão: (informar)
CPF: (informar)
Endereço Eletrônico: [email protected]
Endereço: (informar)
Nome do Requerido: (se aplicável)
Estado Civil: (informar)
Profissão: (informar)
CPF: (informar)
Endereço Eletrônico: (informar)
Endereço: (informar)
Valor da Causa: R$ (informar o valor estimado dos bens ou direitos envolvidos no testamento)
PREÂMBULO
L. L., devidamente qualificado, por meio de seu advogado infra-assinado, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor a presente:
AÇÃO DE RECONHECIMENTO DE TESTAMENTO
Com fundamento nos artigos 1.876 a 1.880 do Código Civil (CCB/2002) e demais dispositivos legais aplicáveis, em face do testamento deixado por (nome do falecido), pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
DOS FATOS
O Requerente é beneficiário do testamento particular deixado por (nome do falecido), falecido em (data do falecimento), conforme documento anexo. O testamento foi redigido de próprio punho pelo testador, atendendo às formalidades previstas nos artigos 1.876 e seguintes do CCB/2002, sendo assinado pelo testador e por três testemunhas.
O documento expressa claramente a vontade do testador em dispor de seus bens em favor do Requerente, não havendo qualquer indício de coação, fraude ou incapacidade do testador à época da elaboração do testamento.
Contudo, para que o testamento produza seus efeitos legais, faz-se necessário o reconhecimento judicial de sua validade, motivo pelo qual o Requerente ajuíza a presente ação.
DO DIREITO
O testamento particular é regulado pelos artigos 1.876 a 1.880 do CCB/2002, que estabelecem os requisitos formais para sua validade, incluindo a necessidade de ser escrito e assinado pelo testador, bem como lido na presença de três testemunhas, que também devem assiná-lo.
No caso em tela, o testamento atende a todos os requisitos legais, conforme se verifica do documento anexo. Ademais, a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) admite a flexibilização"'>...