Modelo de Petição Inicial para Ação de Concessão de Aposentadoria por Invalidez contra o INSS
Publicado em: 10/06/2023 Direito PrevidenciárioPETIÇÃO INICIAL
EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) FEDERAL DA ___ª VARA PREVIDENCIÁRIA DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DE __________
Nome do Requerente: A. J. dos S., brasileiro(a), estado civil _______, profissão _______, portador(a) do CPF nº __________ e RG nº __________, residente e domiciliado(a) à Rua __________, nº ___, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, CEP __________, endereço eletrônico __________.
Nome do Requerido: Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), autarquia federal, com sede na Rua __________, nº ___, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, CEP __________.
VALOR DA CAUSA
R$ __________ (valor estimado das parcelas vencidas e vincendas).
PREÂMBULO
O Requerente, por meio de seu advogado que esta subscreve (instrumento de procuração anexo), com fundamento no CF/88, art. 201, §1º, e na Lei 8.213/1991, art. 42, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência propor a presente AÇÃO DE CONCESSÃO DE APOSENTADORIA POR INVALIDEZ, em face do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pelos fatos e fundamentos jurídicos a seguir expostos.
DOS FATOS
O Requerente é segurado do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e vinha exercendo regularmente sua atividade laboral até ser acometido por grave enfermidade (ou acidente), que resultou em incapacidade total e permanente para o trabalho.
Após a cessação do benefício de auxílio-doença, o Requerente requereu administrativamente a concessão de aposentadoria por invalidez, apresentando laudos médicos que comprovam sua incapacidade. Contudo, o pedido foi indeferido pelo INSS, sob a alegação de inexistência de incapacidade permanente.
Diante da negativa administrativa, o Requerente não teve alternativa senão buscar a tutela jurisdicional para ver garantido seu direito à aposentadoria por invalidez.
DO DIREITO
A aposentadoria por invalidez está prevista na Lei 8.213/1991, art. 42, que dispõe que o segurado que, estando ou não em gozo de auxílio-doença, for considerado incapaz e insuscetível de reabilitação para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência, terá direito ao benefício.
No caso em tela, o Requerente preenche todos os requisitos legais para a concessão da aposentadoria por invalidez, quais sejam:
- Qualidade de segurado: O Requerente está devidamente inscrito no RGPS e possui contribuições regulares.
- Incapacidade total e permanente: Conforme laudos médicos anexos, o Requerente encontra-se incapacitado de forma definitiva para o exercício de qualquer at"'>...
Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina: